Memória cache no smartphone: tire todas as suas dúvidas

Compartilhe

Todo smartphone do mundo conta com a memória cache, e muitos usuários simplesmente consideram este item um ilustre desconhecido. Porém, ele é mais importante do que o imaginado pelo senso comum, e se você é um daqueles que tem enormes dúvidas sobre o recurso, este post pode ajudar.

Vamos abordar neste post o assunto do cache de forma que, ao final, ele vai se tornar um grande aliado para qualquer usuário na hora de realizar uma manutenção preventiva do smartphone, garantindo assim um bom desempenho no dispositivo por mais tempo.

 

 

 

O que é a memória cache? E qual é a sua utilidade?

 

A memória cache é uma memória de acesso rápido, que tem como finalidade reduzir o tempo de acesso a determinados arquivos para uma execução mais ágil dos aplicativos.

A regra vale tanto para os aplicativos como para os navegadores web: no lugar de criar ou salvar aquela informação a cada novo acesso, esse arquivo fica salvo na memória do dispositivo, que é acessado quando necessário. Se houver mudanças, apenas os arquivos que precisam ser atualizados são novamente salvos na memória.

 

 

 

Quanto espaço ocupa a memória cache no smartphone?

 

Depende do espaço de armazenamento que o dispositivo possui. Em regra, a memória cache ocupa uma fração do valor final de espaço de dados disponíveis para o usuário.

Apesar de você poder consultar de tempos em tempos o quanto de memória que a cache está ocupando do seu espaço de armazenamento interno, não dá para saber exatamente o valor total de espaço que esse tipo de memória pode ocupar. Ou seja, fique de olho de tempos em tempos no espaço ocupado através de um software de administrador de arquivos.

 

 

 

Posso apagar a memória cache?

 

Sim, você pode apagar a memória cache do seu smartphone, principalmente se o seu dispositivo possui pouco espaço de armazenamento. A única coisa que você tem que ter em mente é que, ao fazer isso, o desempenho dos aplicativos e da navegação web pode cair, já que os softwares terão que buscar novamente os arquivos que foram deletados.

 

 

 

Apagar o cache pode ser a solução de alguns problemas

 

Alguns problemas pontuais que podem aparecer em alguns aplicativos podem ser solucionados simplesmente apagando a memória cache do smartphone. De certo modo, o aplicativo (ou o smartphone inteiro) pode voltar ao seu status original com este procedimento.

 

 

 

Como apagar a memória cache nos smartphones

 

Existem diferentes processos para apagar a memória cache de diferentes áreas do smartphone, englobando aplicativos, sistema operacional, navegadores web e outros. A seguir, mostramos os diferentes procedimentos para as diversas situações possíveis.

 

 

Limpar cache dos aplicativos

 

  1. Primeiro entramos nas configurações.
  2. Vamos para a seção de aplicativos.
  3. Agora entramos no aplicativo que queremos limpar o cache.
  4. Tocamos em armazenamento e cache.
  5. Em seguida, clique em limpar cache.

 

 

Limpar o cache do sistema operacional

 

  1. Desligue o smartphone.
  2. Em seguida, pressione o botão de volume para baixo e o botão de liga/desliga ao mesmo tempo.
  3. Clique em Limpar dados e cache.
  4. Em seguida, clique em Limpar cache.
  5. Confirme as alterações.
  6. Para terminar, reinicie o smartphone.

 

 

 

 

Qual a diferença entre “limpar a cache” e “limpar dados”?

 

Nenhuma. Os dois termos estão diretamente relacionados, já que a eliminação da memória cache também significa a remoção dos dados que estão armazenados nessa memória residual. Os arquivos serão eliminados do mesmo jeito, liberando espaço de armazenamento do seu smartphone.

 

 

 

Vale a pena limpar o cache o tempo todo?

 

Por incrível que pareça, não. Para garantir o bom desempenho do smartphone o tempo todo, a memória cache tem que se fazer presente. Logo, vale a pena limpar a memória cache em duas situações:

 

  1. Quando o seu smartphone está com pouco espaço de armazenamento.
  2. Quando algum aplicativo apresentar problemas por conta de algum arquivo danificado que está armazenado na memória cache.

Compartilhe