TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Limitar o alcance do repetidor WiFi… é uma boa ideia? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Limitar o alcance do repetidor WiFi… é uma boa ideia?

Limitar o alcance do repetidor WiFi… é uma boa ideia?

Compartilhe

Muitos usuários precisam adotar medidas adicionais para obter um melhor sinal de WiFi em casa, e o repetidor de sinal é uma dessas alternativas que podem resolver o problema.

Esse dispositivo é recomendado para ampliar o alcance da sua conexão WiFi, principalmente quando você está em uma casa ou escritório que são naturalmente amplos, e o sinal de internet não alcança todos os cômodos.

Mas algumas situações podem obrigar o usuário a limitar o alcance do sinal do repetidor. Seja para priorizar a qualidade de conexão para alguns dispositivos, seja para não saturar tanto a rede.

Será que essa é a melhor solução para manter a sua integridade de sinal de internet sem fio?

 

 

 

Bom… depende…

O normal é o seguinte: você instala um repetidor WiFi em um determinado ponto da sua casa para maximizar o alcance desse sinal, entregando uma conexão de internet em um ponto onde o seu roteador principal não consegue alcançar.

Mas em alguns casos, os usuários podem desejar exatamente o contrário: limitar o alcance do seu repetidor WiFi pode ser uma boa ideia em alguns cenários muito específicos.

Por exemplo: vamos supor que você queira ampliar o alcance do seu WiFi para levar o sinal de internet para o jardim da sua casa e, assim, ouvir as músicas do Spotify sem depender do pacote de dados móveis. Neste caso, a sua rede sem fio pode acabar cobrindo boa parte da rua, e qualquer pessoa que passar na frente da sua casa pode tentar se conectar à sua rede.

O normal neste caso é que o transeunte fique de fora de sua rede de internet sem fio, pois ele não vai ter a senha que você definiu para aquele ponto de acesso.

Por outro lado, a força do sinal será determinante para que o cidadão fique tentando entrar nessa rede e, por causa disso, a qualidade da sua internet acaba prejudicada.

Ou seja, neste caso em específico, se você limitar o alcance do repetidor WiFi a ponto de só cobrir bem as áreas essenciais do seu jardim, as chances de alguém invadir essa rede são próximas a zero. E este é um movimento muito inteligente a ser feito.

Lembre-se: em alguns casos, menos é mais. Inclusive no alcance das redes sem fio.

 

 

 

Mas… eu não quero limitar o alcance do meu repetidor WiFi…

É o seu direito, e jamais vou julgar você por essa decisão. Mas me sinto no dever de tentar te ajudar a não enfrentar problemas maiores com a sua internet WiFi.

Para quem não quer complicações no uso do repetidor ou não pode deixar um canto específico da casa sem internet (mesmo que isso signifique deixar o sinal ao alcance dos pedestres na rua), existe uma forma de minimizar os riscos com duas medidas bem simples:

  1. Desativando o SSID ou identificador da rede;
  2. Utilizando uma senha forte.

 

As duas soluções são relativamente simples de serem adotadas. Basta que você acesse as configurações do roteador e faça as modificações nas áreas específicas do mesmo.

Dessa forma, só você tem acesso visível à esta rede. E mesmo que algum desconhecido saiba que a rede existe, não terá acesso à internet, pois a senha é forte o suficiente para fazer o intruso morrer tentando.


Compartilhe