Compartilhe

Para quem pensava que apenas os smartphones se beneficiariam das telas dobráveis e que o primeiro notebook com tela flexível iria demorar a ser revelado, reveja os seus conceitos. A Lenovo apresentou aquele que pode ser considerado o primeiro PC Windows com tela dobrável do mundo.

O Lenovo ThinkPad X1 é um tablet Windows com tela de 13.3 polegadas e, quando dobrado pela metade, se transforma em um mini notebook do tamanho de um livro de bolso. O dispositivo só chega ao mercado em 2020, mas a Lenovo já mostrou um protótipo funcional, e é isso o que realmente interessa.

 

 

Tela OLED 2K fabricada pela LG

 

 

Esse notebook conta com uma tela OLED de 13.3 polegadas (2K) fabricada pela LG Display quando aberta, e uma dupla tela de 9.6 polegadas quando dobrado. O portátil é compatível com teclados Bluetooth e lápis tátil da Wacom.

O dispositivo é pensado nos profissionais que priorizam a mobilidade e executivos que querem a versatilidade de um dispositivo que pode ser manejado como um notebook ou um tablet, mas que entregam a portabilidade. No modo de tela completa, ele funciona como um tablet com grandes dimensões, podendo ser utilizado para ver vídeos ou exibir uma apresentação do PowerPoint. A dobra da tela não é visível quando ele está completamente aberto no modo tablet.

Quando ele é dobrado, o tablet se transforma em um dispositivo similar a um notebook com a metade da tela utilizada como tela normal, e a outra como teclado de tela touch. Ou seja, a tela inferior só pode ser utilizada para entrada de dados. É possível que outros aplicativos utilizem a segunda tela para diferentes controles.

Porém, nem todos vão gostar de escrever em uma tela touch. Para quem precisa de uma experiência de digitação mais produtiva, o produto inclui um fino teclado Bluetooth e um lapis touch da Wacom para escrita à mão, desenhos e anotações.

A Lenovo está desenvolvendo o dispositivo com os mesmos padrões de durabilidade dos famosos portáteis ThinkPad, inclusive testando a dobradiça para que ela suporte o dobro da quantidade de ciclos que aguentam os seus notebooks normais.

O lançamento do Lenovo ThinkPad X1 está programado para 2020, mas preços e datas específicas de lançamento não são revelados.

 

 

 

Via Engadget, The Verge


Compartilhe