Já falamos sobre isso aqui no blog.

O WhatsApp reconheceu algo que todos temiam: que o nível de segurança do aplicativo pode falhar como qualquer outro, especialmente quando é um serviço que está sob o guarda-chuva de Mark Zuckerberg e, por causa disso, o usuário nunca deve baixar a guarda.

O aplicativo WhatsApp contava com uma vulnerabilidade no sistema que permitia a ciber-delinquentes instalar softwares maliciosos para espionar os usuários, acessando dados sensíveis armazenados no smartphone.

 

 

Certifique-se que você tem a última versão do WhatsApp instalada

 

Dessa forma, o WhatsApp alerta para todos os seus usuários a atualizar o aplicativo para a última versão disponível na Google Play Store do Android. O conselho é útil, e não deve ser aplicado apenas quando acontece uma falha de segurança ou diante de ataques de meliantes virtuais. É algo que todo usuário de qualquer dispositivo conectado à internet deve ter como regra. É a única forma de se manter um pouco mais seguro enquanto estamos conectados à internet: com a última versão de aplicativos, programas e sistemas operacionais.

Para isso, é conveniente manter ativo o recurso de atualização automática de aplicativos na loja da Google Play Store. Para isso, vamos fazer o seguinte:

1. Entre no aplicativo da Google Play Store, e acesse o menu lateral, ou deslizando a tela ou clicando no menu de três faixas que encontramos na parte superior esquerda do aplicativo. Aqui, vá para o item Ajustes.

2. Em “atualizar aplicativos automaticamente”, é recomendado manter ativada a opção Apenas por WiFi, para evitar problemas com o seu pacote de dados com a sua operadora. Agora se o consumo de dados não é um problema para você, pode deixar a opção Em Qualquer Rede ativa.

 

Com esse recurso ligado, você está garantido que sempre vai receber a última versão de qualquer aplicativo instalado no seu smartphone. Vale lembrar que, mesmo assim, tome como hábito entrar nos ajustes do seu computador e verifique se não há nenhuma atualização pendente. Nesses casos, a prevenção segue sendo o melhor remédio, e depende de você tomar as providências para evitar o pior.