TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia “Jogue fora a sua TV Box pirata”, disse a Anatel | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | “Jogue fora a sua TV Box pirata”, disse a Anatel

“Jogue fora a sua TV Box pirata”, disse a Anatel

Compartilhe

O alerta parece ser mais ou menos claro: “jogue fora a sua TV box pirata”, disse a Anatel. Agora, se você vai cumprir esse pedido, ou se os argumentos para tal decisão são válidos, isso é outro departamento.

A Anatel emitiu um alerta de segurança após a descoberta de uma botnet composta por TV boxes ilegais. O conselheiro da entidade Artur Coimbra, recomendou em entrevista exclusiva ao Tecnoblog que os consumidores descartem os dispositivos devido aos riscos de segurança.

A visão da Anatel sobre a questão é considerada técnica, e está embasada nas análises de comportamento desses equipamentos. A partir de agora, vamos detalhar um pouco mais o assunto.

 

Brasil alimenta uma “rede zumbi”

Mais de 1,3 milhão de endereços IP brasileiros estavam em uso por uma botnet, segundo um centro de pesquisas chinês. Os equipamentos zumbis, majoritariamente TV boxes, podiam ser acionados remotamente para executar diversas tarefas maliciosas.

São Paulo lidera como o estado brasileiro com mais aparelhos infectados. Outros estados brasileiros são citados no estudo da Anatel, como Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.

A Anatel tinha indícios de atividade suspeita na internet brasileira desde agosto de 2023. Os provedores de acesso cumpriram protocolos para conter a ameaça envolvendo as botnets e, em particular, sobre as atividades ilegais envolvendo os dispositivos considerados irregulares.

 

Os riscos para o consumidor

Coimbra alerta que o consumidor pode não perceber os riscos ao adquirir uma TV box irregular. Ele recomenda que o usuário verifique a certificação da Anatel antes da compra de um dispositivo dessa categoria para evitar a compra dos produtos que permitem consumo de conteúdo pirata e que, eventualmente, podem resultar em roubo de dados do usuário.

A Anatel recomenda buscar pelo selo da agência ao adquirir uma nova TV box para garantir conformidade com a lei brasileira. A popularidade das TV boxes ilegais está diretamente relacionada ao desbloqueio de acesso a plataformas de streaming e canais de TV por assinatura.

Coimbra destaca que as TV boxes com sistema Android TV não contam com mecanismos básicos de proteção das informações do usuário, deixando uma enorme brecha de vulnerabilidade.

Esses dispositivos com Android TV não costumam receber atualizações de segurança, facilitando a presença de cavalos de Troia e backdoors, conforme constatado em levantamento realizado em 2022.

O laboratório antipirataria da Anatel encontrou cavalos de Troia e backdoors em TV boxes irregulares, permitindo o controle remoto dos dispositivos pelos atacantes. A comunicação desses dispositivos com a internet não conta com uma capa de criptografia, possibilitando a interceptação e leitura de dados.

 

A decisão é sempre sua (e decida por sua conta e risco)

Todas as informações mencionadas pela Anatel são recomendações para os usuários de aparelhos de TV Box.

O dispositivo não está proibido para o uso no Brasil. Porém, apenas aqueles que contam com a homologação da Anatel são os autorizados para o funcionamento em território nacional.

Entendo que o tema é polêmico, pois muitos usuários adotam essa alternativa por questões financeiras, já que pagar a TV por assinatura e tantas plataformas de streaming é um peso no orçamento dos brasileiros.

Por outro lado, ter os seus dados pessoais e financeiros vazados para criminosos cibernéticos é um risco que pode (e deve) ser evitado.


Compartilhe