A prova que o mercado como um todo está tentando impulsionar os pagamentos por celular no Brasil é a aparição de novas soluções dentro desse segmento. Um exemplo disso é o Iti, novo aplicativo de pagamentos móveis para Android e iOS do Itaú.

O app permite receber e enviar dinheiro para usuários e estabelecimentos comerciais via QR Codes, dispensando a necessidade de ter uma conta bancária ou cartão de crédito para completar a transação.

 

 

Como funciona o Iti?

 

As transferências podem ser feitas utilizando um código QR, tal e como o PicPay faz hoje. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito de qualquer banco, ou com o saldo da conta do Iti, que pode ser recarregado via boleto ou transferência bancária.

 

 

Não há taxa para transferências para pessoa física. Já empresas (MEI, EI ou EIRELI), a taxa de transação é de 1% sobre o valor recebido, o que já é bem menos que os valores cobrados pelas máquinas de cartão. Os pagamentos são repassados em até um dia útil após a transação, incluindo nas compras com o cartão de crédito.

O fato de ser uma plataforma 100% digital permite uma redução das taxas cobradas pelas transações dos lojistas, mostrando que o Itaú quer entrar de vez na competição dentro desse segmento. O Iti pode ser expandido para o futuro, contando com produtos e soluções de crédito, investimentos, seguros, cartão de crédito e outros, além de parcerias para oferecer benefícios aos clientes em todo o Brasil.

 

 

Além disso, o Iti não é vinculado a uma conta do Itaú, e isso permite que um número maior de pessoas utilize o serviço. Basta ser maior de idade e morar no Brasil. A ativação é feita pela análise de perfil no CPF ou CNPJ, com o cadastro aprovado na hora (se o cliente não tiver problemas cadastrais, é claro).

O aplicativo ainda está em fase de testes, e será liberado para todos os usuários do Android e iOS a partir do terceiro trimestre de 2019. Para os clientes que já estão interessados na plataforma, já é possível realizar um cadastro prévio no site do aplicativo.

 

Via Tecnoblog