Os testes de abrir e re-abrir aplicativos para avaliar o desempenho de smartphones são muito populares entre os leitores, apesar de não serem efetivamente conclusivos para determinar qual dispositivo é melhor em um uso diário.

Eu sou contra o comparativo de sistemas operacionais diferentes, especialmente nos casos do iOS e Android. Os sistemas trabalham com arquitetura de hardware completamente distinta, e os softwares são bem diferentes na forma de trabalhar com esse hardware.

Por outro lado, como eu sei que tem muita gente que adora esse tipo de teste, eu compartilho o vídeo com vocês. Sempre com a observação que os resultados não provam muita coisa, pelos motivos que relatei no parágrafo anterior.

Dito isso, alguém colocou lado a lado um iPhone XS Max e um Galaxy Note 9 para observar como esses dispositivos se comportam na execução de aplicativos.

Na primeira rodada, ao abrir uma dezena de aplicativos em sequência, o iPhone XS Max concluiu a tarefa com um tempo de 1m49s. Já o Samsung Galaxy Note 9 levou 20 segundos a mais para realizar a mesma tarefa.

Na segunda rodada, onde se repete o processo com os aplicativos já residentes na memória do dispositivo (e esta é a situação mais comum para a maioria dos usuários nas suas rotinas diárias), o Galaxy Note 9 fez valer os seus 8 GB de RAM contra os 4 GB de RAM do iPhone XS Max, terminando a tarefa em 35 segundos, contra 43 segundos do iPhone.

 

 

A conclusão?

 

Quem tem um iPhone XS Max ou um Samsung Galaxy Note 9 está bem servido nesse aspecto com qualquer um dos dois dispositivos. Não poderíamos esperar outra coisa dos dois dispositivos. Afinal de contas, estamos falando de smartphones com preços absurdamente caros, e não podemos aceitar um desempenho abaixo do impecável nesse aspecto.

De novo: tais testes não provam nada, mas como sei que muita gente vem ver esse post por causa desse teste, eu quero essa audiência também! ;)