Todo mundo já enfrentou problemas com falta de espaço de armazenamento no WhatsApp, o que impede o download e áudios, fotos e vídeos. E é justamente o app de mensagens instantâneas um dos responsáveis por esse problema.

Para evitar isso, temos alguns pequenos, fáceis e simples truques que podem liberar espaço de armazenamento no seu telefone.

 

 

Eliminar grupos e chats antigos

 

É uma das formas mais simples de liberar espaço no smartphone, além de organizar as conversas e apagar arquivos armazenados nessas conversas.

Comece apagando conversas individuais antigas, e escolha o item que apaga os conteúdos multimídia do dispositivo. Basta escolher essa opção antes de apagar a conversa (o WhatsApp mostra a mensagem).

Depois, esvazie os chats de grupos. Dentro do grupo, vá em Configurações (ícone de três pontos no canto superior direito), depois em Mais > Limpar Chat.

No caso de conversas inativas mas importante, você ainda pode salvar todo o conteúdo (incluindo os arquivos em anexo). É recomendado que você envie a conversa completa para o seu e-mail, e depois libere o espaço de armazenamento do dispositivo, apagando a conversa.

 

 

Desativar os downloads automáticos

 

Por padrão, o WhatsApp faz o download automáticos dos arquivos de fotos, vídeo e áudios, independentemente se queremos ver a mensagem ou não.

Nas conversas normais, isso nem é um problema. Mas nos grupos, rola de tudo. E esse material lota o dispositivo de dados desnecessários.

Você pode contornar isso desativando a opção de download automático, em Ajustes > Dados e Armazenamento, onde você também pode ajustar o uso de dados para os downloads.

 

 

Apagar os arquivos enviados pelo WhatsApp

 

É igualmente eficiente, e sem apagar os seus arquivos pessoais.

O WhatsApp cria uma cópia de todos os arquivos enviados através do aplicativo, duplicando assim a carga de armazenamento do dispositivo.

Para acessar esses arquivos, entre no seu administrador de arquivos (o nome pode variar de acordo com o dispositivo) e acesse a memória interna do telefone. Então, procure pela pasta WhatsApp Media (se não estiver na memória interna, procure no cartão SD.

Nessa pasta, você encontra todos os tipos de mídia recebidos no WhatsApp. Procure então pela pasta Sent, onde você vai encontrar os arquivos que você enviou pelo WhatsApp. Pode apagar tudo que está nessa pasta sem medo.