Compartilhe

Podem falar o que quiser da Apple. Que os preços dos seus smartphones são caros demais para a maioria dos meros mortais (e são mesmo), que os seus produtos são superestimados (e são mesmo), e que os chineses (especialmente a Xiaomi) colocam o iPhone para mamar (não vou entrar nessa discussão).

Mas fato é que o iPhone continua a ser o queridinho do mercado. O último relatório publicado pela Counterpoint Research sobre as vendas de smartphones durante o terceiro trimestre de 2019 colocam o iPhone XR como dispositivo dominante de sua categoria.

 

 

Os 10 smartphones mais vendidos no terceiro trimestre de 2019

De acordo com a análise da Counterpoint Research, o iPhone XR ficou com 3% das vendas globais, sendo o modelo individual mais vendido do planeta, ficando acima inclusive do iPhone 11, que só conseguiu a quinta posição do ranking. Por outro lado, o novo iPhone teve um tempo de vida mais curto (considerando que a janela de análise aconteceu entre julho e setembro de 2019), o que pode ser considerado uma vitória para esse modelo (ser um dos mais vendidos do mundo em tão pouco tempo).

Completam o pódio do terceiro trimestre de 2019 dois modelos da Samsung, o Galaxy A10, modelo econômico muito popular, e o Galaxy A50, modelo de linha média que é muito procurado aqui no Brasil (e responsável por ajudar a Samsung a se manter na liderança). Há um terceiro modelo da marca sul-coreana no Top 10, o Galaxy A20 na sétima posição.

A OPPO também colocou três modelos no Top 10 da Counterpoint Research, com o OPPO A9 na quarta posição (1.6%), o OPPO A5s na sexta posição (1.5%) e o OPPO A5 na oitava posição (1.3%. A lista se encerra com o Xiaomi Redmi 7A na nona posição (1.2%) e o Huawei P30 com a décima posição (1.2%).

 

 

O que é realmente relevante aqui?

Que em um mercado amplamente dominado pelo Android, a Apple consegue colocar dois smartphones na lista de Top 10 dos mais vendidos, onde um deles é o mais vendido do mercado.

Também chama a atenção o fato que a Apple foi a única dentro desse Top 10 a colocar dois smartphones premium na lista dos mais vendidos.

Esses pequenos detalhes ajudam a explicar por que a Apple ainda é a líder nos lucros obtidos com as vendas dos seus smartphones, e isso depois de entrar em crise com as vendas dos dispositivos. Agora, some isso à estratégia de mudança de visão comercial, deixando de depender tanto do iPhone para ser uma empresa de serviços (estratégia que, ao que parece está funcionando), e vemos como a empresa teve um 2019 complicado, porém, com saldo positivo no final.

 

 

Top 10 de smartphones vendidos no terceiro trimestre de 2019 (segundo a Counterpoint Research)

1. Apple iPhone XR
2. Samsung Galaxy A10
3. Samsung Galaxy A50
4. Oppo A9
5. Apple iPhone 11
6. OPPO A5s
7. Samsung Galaxy A20
8. OPPO A5
9. Xiaomi Redmi 7A
10. Huawei P30

 

Via Counterpoint Research


Compartilhe