TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia iPhone SE 4 terá a cara do iPhone 14 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | iPhone SE 4 terá a cara do iPhone 14

iPhone SE 4 terá a cara do iPhone 14

Compartilhe

Graças ao bom Deus, a Apple decidiu me ouvir. Ou teve bom senso em ler o meu blog, já que cantei essa bola bem antes das imagens que você vai ver aparecerem.

Rumores indicam que o iPhone SE 4 vai mesmo adotar o design do iPhone 14, com mudanças na tela, câmera e a transição para USB-C. E finalmente aquele design velho de iPhone 8 será oficialmente abandonado.

Isso era mais do que necessário. Era a única mudança aceitável para justificar a existência de um iPhone SE 4 neste momento. Qualquer outra coisa que não aproximasse dessa mudança, e a Apple estava dando um tiro no pé com uma bazuca.

 

Design atualizado, com tela maior

Renders apareceram na internet mostrando como deve ser o novo smartphone. E como são de fontes minimamente confiáveis, podemos acreditar que o dispositivo vai mesmo chegar do jeito que ele aparenta ser nesses vazamentos.

Esses primeiros rumores confirmam que o iPhone SE 4 vai mesmo ser semelhante ao iPhone 14 no seu design, com dimensões de 147.7 x 71.5 x 7.7mm. E quando digo que serão semelhantes é porque ele não será rigorosamente igual ao modelo ao qual se inspira, pelo menos nesses números apresentados.

Felizmente, o modelo deve receber uma tela de 6,1 polegadas, saltando para resolução FHD+ e uma taxa de atualização de 60 Hz. O que mostra que a Apple finalmente entendeu que os usuários do iPhone não querem um smartphone com menos de 6 polegadas.

Se fosse assim, era mais fácil simplesmente manter o iPhone Mini no mercado, algo que não aconteceu por motivos óbvios. E eu sei que tem um grupo de usuários que gostariam de ter um smartphone com dimensões compactas e potente como um top de linha, mas isso você só vai encontrar na linha Zenfone da ASUS (e, mesmo assim, corre, pois tem gente dizendo que ela vai acabar).

As bordas do iPhone SE 4 serão planas, alinhando-se ao design dos modelos mais recentes. Além disso, o dispositivo adotará a porta USB-C devido às regulamentações da União Europeia.

E nem era para ser diferente neste aspecto, considerando a abordagem de design que a Apple está dando para este produto. A porta Lightning disse “adeus” para sempre, o que pode representar uma certa dor de cabeça para a gigante de Cupertino, pois muitos modelos anteriores podem ser desprezados pelos usuários que querem o mais novo com uma relação custo-benefício mais vantajosa.

 

apenas Uma câmera, que sempre foi competente

A parte traseira revela apenas uma câmera acompanhada de um flash, indicando uma abordagem mais simples em comparação com os modelos básicos e Pro da linha iPhone. Algo esperado, já que sensores fotográficos adicionais podem encarecer o valor final do produto.

Embora pouco se saiba sobre a câmera, especula-se que possa ser um sensor de 12 megapixels, com a possibilidade de a Apple surpreender com sensores de 48 megapixels.

Acho realmente difícil ver a Apple colocando um único sensor traseiro de 48 MP no iPhone SE 4, e se é para reduzir custos, a empresa vai mesmo com o sensor de 12 MP. É claro que vou esperar pelo anúncio oficial do produto para opinar de forma mais precisa este aspecto do lançamento.

E… convenhamos… a maioria absoluta dos usuários precisa apenas de um bom sensor fotográfico principal apara a maioria das fotos que vai registrar. Logo, não temos maiores prejuízos aqui.

 

Quando o iPhone SE 4 chega ao mercado?

Eu não sei. Pergunta para o Tim Cook.

As informações sobre o lançamento do iPhone SE 4 são escassas, com algumas sugestões de que pode ocorrer em 2025, mas não sendo descartada a possibilidade de um anúncio ainda este ano, após a apresentação dos iPhone 16.

Particularmente, cheguei a acreditar que esse iPhone menos caro seria anunciado na WWDC, evento para desenvolvedores que a Apple normalmente realiza em junho. Mas diante dos renders que só estão chegando em março, é de se pensar mesmo que o modelo não dá as caras no mercado antes do segundo semestre de 2024.

De qualquer forma, são mudanças necessárias para um produto que se predispõe a ser mais acessível, mas que precisava ser mais atraente. Tudo o que os usuários não gostariam de ver era um iPhone com cara de iPhone 8 e totalmente desatualizado na proposta visual.

Até porque ele vai receber o processador atualizado (ou do ano anterior) nas suas entranhas, o que garante o seu desempenho e experiência de uso.

Ah… como é bom ver algo novo chegando, finalmente. Mesmo que ele tenha a cara de algo que já conhecemos…


Compartilhe