Elon Musk não dá ponto sem nó.
Ele ativou o recurso de chamadas de voz e vídeo no X para todos os usuários, o que poderia ser considerada uma ótima notícia, já que é uma funcionalidade que agrega valor à rede social (e aproxima o finado Twitter de outras plataformas).
Antes, esse recurso estava disponível para os usuários Premium do X, mas agora está liberado para todo mundo… para que Elon Musk possa rastrear o endereço de IP dos dispositivos de todos que vão realizar uma chamada dentro do aplicativo!
“Legal, né?”
Então… saiba como se proteger dessa invasão de privacidade na continuação deste artigo.
Você pode usar, mas… cuidado com o spam
A expansão global das chamadas de voz e vídeo para todos os usuários do X (incluindo aqueles que não tem a coragem de pagar para o Elon Musk para usar essa rede social que se transformou no antro das notícias falsas) tem como principal característica funcionar de forma similar à outras plataformas similares.
Ou seja, o recurso de chamadas está diretamente atrelado às mensagens diretas, como um recurso adicional dentro desse formato de interação.
O grande problema disso é que, se você não tomar o devido cuidado, a sua conta no X pode ter as portas abertas para o SPAM. Cabe ao usuário realizar os ajustes nas Configurações de conta para definir quem pode realizar chamadas para a sua conta.
Caso contrário, você terá um verdadeiro inferno na Terra. Mais do que o seu feed com tantas pessoas que você não segue publicando notícias falsas e discursos de ódio.
O problema da exposição do IP
A parte mais desconfortável no uso do recurso das chamadas de voz e vídeo no X está na exposição do endereço de IP, e aqui está uma das principais diferenças entre os usuários Premium e os pobres que vão usar a rede social de graça.
Os usuários pagantes do X no iOS e Android contam com a opção ‘Privacidade de chamada melhorada’, que oculta o endereço IP para as comunicações. Quem está preocupado com a sua privacidade terá que ativar essa função… e fazer o cartão de crédito trabalhar a favor do Elon Musk.
Ocultar o IP é importante, pois ele funciona como uma espécie de CPF para os dispositivos conectados na internet. Todo dispositivo trabalha com dois CPFs durante a conexão com a rede mundial de computadores: o IP privado e o IP público.
Se o X tem a identificação do seu IP público, ele pode coletar informações sobre a sua localização para, por exemplo, enviar publicidade direcionada, o que é algo considerado invasivo e desagradável para muitos usuários.
Logo, manter o seu IP seguro é fundamental para reduzir as dores de cabeça com o X. É claro que você pode considerar a possibilidade de usar um serviço de VPN para ocultar essa informação do IP, mas não sabemos se Elon Musk vai deixar você utilizar o recurso de chamadas na sua rede social com essa solução.
Por fim, é importante reforçar que o recurso de chamadas de áudio e vídeo no X está habilitado como padrão, e precisa ser desligado manualmente para evitar o já mencionado SPAM na rede social.
Além disso, o recurso de Privacidade de chamadas melhorada para os usuários Premium do X está desativada como padrão, e também deve ser gerenciado manualmente por cada usuário que vai pagar para se sentir mais seguro no uso das chamadas.
Seja como for, eu vou pensar umas 400 vezes antes de realizar ou receber chamadas de voz e vídeo no X. Principalmente nas chamadas de vídeo.
Eu nunca vou saber quando o Elon vai ver o meu mamilo pela webcam do MacBook dele. Logo, é melhor evitar.