TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Motorola Edge 30 Neo: vale a pena? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Análises e Reviews | Motorola Edge 30 Neo: vale a pena?

Motorola Edge 30 Neo: vale a pena?

Compartilhe

Agora que eu matei a minha fome (e os leitores dos artigos anteriores vão entender essa referência, chegou a hora de falar um pouco sobre o Motorola Edge 30 Neo, smartphone intermediário que a Motorola apresentou na Argentina na semana passada (e não nos chamou para o evento #chateado).

O principal destaque deste modelo é a presença da conectividade 5G, que ainda está em processo de implementação no Brasil, mas que se torna cada vez mais presente nos dispositivos intermediários.

O problema é equacionar as características técnicas com o preço sugerido para o produto, algo que a Motorola aparentemente está encontrando dificuldades em alcançar o equilíbrio neste e em outros modelos desta série.

Neste artigo, vamos analisar as principais características do Motorola Edge 30 Neo, e tentar descobrir juntos se ele realmente vale o preço sugerido para o seu lançamento no Brasil.

 

5G para trabalhar com o mínimo de RAM e armazenamento

Se você procura um smartphone com conectividade 5G mas que não esfole o seu rim como o Motorola Edge 30 Ultra pode fazer (e, ainda assim, seguir amando a Motorola tal e como você fez nos últimos anos de sua vida), o Motorola Edge 30 Neo é o modelo que você procura.

O dispositivo é compatível com as redes móveis de nova geração porque recebe o competente processador Snapdragon 695, que é digno de notas positivas de muitos usuários que já tiveram a chance de testar outros dispositivos que contam com esse chip.

O processador intermediário da Qualcomm pode entregar uma boa experiência de uso ao trabalhar com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, o que é mais que suficiente para a sua categoria.

Aqui, a Motorola ao menos entrega aquilo que é necessário para se obter bons resultados para as tarefas mais triviais do dia a dia, como navegação na internet, redes sociais, e-mails, comunicadores instantâneos, alguns jogos casuais e streaming de vídeos.

 

A tela pode ser plana, mas entrega mais que o esperado

Outro ponto muito positivo na lista de especificações técnicas do Motorola Edge 30 Neo é a sua tela, que chega a surpreender considerando o posicionamento técnico que este modelo recebe.

O modelo recebe uma tela OLED de 6.28 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. Tudo bem, este dispositivo conta com uma tela plana, diferente dos seus irmãos maiores Motorola Edge 30 Ultra e Motorola Edge 30 Fusion, mas não podemos querer tudo neste mundo, certo?

O que chama a atenção aqui é ver a Motorola integrando uma tela OLED em um telefone que se posiciona na categoria de dispositivos intermediários. Mais do que isso: com uma taxa de atualização acima da média.

Eu nem preciso dizer que alguns usuários interessados nos jogos e na melhor relação custo-benefício em um smartphone estão esfregando as mãos e pensando no que o Motorola Edge 30 Neo poderá oferecer na execução dos jogos.

Além disso, se beneficiam aqueles que contam com algum foco no entretenimento em vídeo (streaming de filmes e séries) e qualquer usuário que deseja uma maior fluidez no uso do sistema operacional Android. Algo que não será difícil de ser alcançado, considerando que a Motorola não é tão intrusiva no software, diferente da grande maioria dos fabricantes de telefones com o sistema operacional do Google.

 

Ainda buscando o equilíbrio nas câmeras e na autonomia de bateria

Entendo que o Motorola Edge 30 Neo não tenta se comparar com os seus irmãos maiores nos aspectos fotográficos, de modo que não cabe aqui fazer qualquer tipo de comparação neste aspecto. Por outro lado, entendo que as escolhas da Motorola foram acertadas e pensadas nos bons resultados no registro de imagens.

Dito isso, o Motorola Edge 30 Neo conta com um conjunto traseiro dual composto de um sensor principal de 64 MP, acompanhando de uma lente grande angular de 13 MP. Ou seja, é o suficiente para a maioria dos usuários registrar boas fotos em diferentes cenários.

E nem preciso ir muito longe nos argumentos a favor dessa escolha: o iPhone 11, telefone que ainda é muito popular (e um dos concorrentes diretos do Motorola Edge 30 Neo) também conta com esses sensores fotográficos na parte traseira. Logo, faz todo o sentido do mundo essa opção neste dispositivo.

Sobre a bateria, os 4.020 mAh devem ser suficientes para manter o telefone funcionando por pelo menos um dia de uso longe da tomada. Ainda mais considerando a compatibilidade com a recarga rápida de 68W, com o carregador incluído no kit de venda.

Precisamos confiar em toda a otimização que esse conjunto combinado de processador e software com poucas modificações que a Motorola aplicou no dispositivo.

 

Motorola Edge 30 Neo: vale a pena?

O Motorola Edge 30 Neo tem preço sugerido no Brasil de R$ 3.499. Para quem decidir comprar esse smartphone pagando à vista, vai receber 10% de desconto neste valor, o que resulta em um pagamento de R$ 3.149.

Considerando que a própria Motorola classifica este smartphone como um dispositivo de linha média, é correto então dizer que, neste momento, ele tem como concorrentes diretos de preço modelos como o Samsung Galaxy S21 (que ainda dá um caldo), o iPhone 11 (enquanto durar os estoques) e alguns modelos intermediários da Xiaomi.

A dica aqui é a mesma que eu dei para outros modelos da série Edge 30 que a Motorola apresentou recentemente: espere mais um pouco se realmente deseja comprar este smartphone.

Os anos de experiência no mercado de telefonia móvel mostram que a tendência é que todos os modelos dessa série apresentados pela Motorola (tal e como acontece com vários dispositivos lançados por outros fabricantes de smartphones Android) vão ter os seus preços reduzidos ao longo do tempo.

Logo, dá para entender que o Motorola Edge 30 Neo chegou ao mercado agora para ser um grande competidor durante o período de vendas da Black Friday, que é quando este dispositivo deve estar próximo ou abaixo do seu preço real de mercado.

Dos três smartphones lançados pela Motorola na Argentina semana passada, o Motorola Edge 30 Neo é o que tem o preço mais realista. Por outro lado, os mais pacientes vão se dar bem por não investir o dinheiro neste momento (setembro de 2022) por ele.

Ou seja, o Motorola Edge 30 Neo vale a pena sim. Mas é preciso ter um pouco de paciência para que ele efetivamente compense o investimento nele.


Compartilhe