TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Instalar um antivírus? Ou confiar no Google Play Protect? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Downloads | Instalar um antivírus? Ou confiar no Google Play Protect?

Instalar um antivírus? Ou confiar no Google Play Protect?

Compartilhe

Eu sei que já escrevi algumas vezes aqui no blog que instalar um antivírus no smartphone pode ser uma aposta de risco. Se o software não é confiável ou muito conhecido, as chances de você ter mais problemas do que soluções com este tipo de programa são enormes.

Por outro lado, dependendo do seu comportamento no telefone, é melhor instalar um software especializado na proteção do dispositivo do que confiar tudo nos recursos de segurança nativos do sistema operacional Android.

Mas… quando o antivírus nativo do Android é mais que suficiente para os seus dados ficarem protegidos? E quando se faz realmente necessária a instalação de um software dedicado?

Vamos tentar descobrir neste post as diferenças entre os dois.

 

 

 

Contra fatos (ou dados) não há argumentos

O instituto AV-TEST avaliou os principais softwares de segurança para smartphones Android, e os resultados não podem ser mais evidentes.

O Google Play Protect não cumpre por completo com o seu papel em manter o smartphone dos usuários protegido de vírus e ameaças, e as 83,5% de efetividade e 86,4% no potencial de detecção de malwares não são suficientes para que essa seja a única solução de segurança que a maioria dos dispositivos podem receber.

Por outro lado, os demais softwares analisados no estudo conseguem alcançar resultados muito próximos ou iguais aos 100% de efetividade e eficiência na detecção e combate aos malwares e vírus disponíveis nas amostras de ameaças.

Um cenário que precisa ser analisado com cuidado pelos usuários do sistema operacional Android, que é o segundo mais vulnerável das últimas duas décadas. Isso acontece por conta de sua enorme popularidade, já que um número gigantesco de pessoas utiliza esse software todos os dias, o que é um prato cheio para os criminosos cibernéticos.

Ou seja, o Google Play Protect não basta para muitos usuários, principalmente aqueles que cotidianamente procuram softwares em fontes alternativas ou lojas de terceiros. Não que a Play Store esteja livre de aplicativos maliciosos, mas as chances do seu telefone ser infectado por um app que esconde funções ocultas são bem menores.

 

 

 

O que você deve fazer neste caso?

No final das contas, a decisão em usar um aplicativo dedicado para antivírus no seu smartphone é exclusivamente sua. Mas se o seu comportamento de uso com o dispositivo é um tanto quanto errático, é melhor se prevenir para os eventuais problemas que podem aparecer por conta desse mesmo comportamento.

Se você gosta de usar o smartphone de forma mais livre e irresponsável, é fundamental a adição de mais uma capa de segurança para proteger o seu dispositivo.

Outro ponto que precisa ser observado é o lastro nas atualizações da Google Play Protect. Na prática, isso significa que, em um primeiro momento, aquele novo aplicativo não apresenta problemas, mas em uma segunda ou terceira atualização, ele pode incluir malwares e aplicativos maliciosos, e o app de segurança de Mountain View pode não detectar isso a tempo.

Essa possibilidade da Play Protect não detectar um software malicioso nos aplicativos se torna ainda maior quando o usuário faz o download e a instalação de apps em lojas alternativas do Android. Por isso, vale a pena considerar a instalação de um bom antivírus no smartphone se você tem este hábito no seu dispositivo.


Compartilhe