Encontre canções no Google assobiando ou solfejando | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Encontre canções no Google assobiando ou solfejando

Encontre canções no Google assobiando ou solfejando

Compartilhe

Quantas vezes você ficou com uma música na cabeça por dias sem saber qual era essa canção? Pois bem, isso acabou: o Google tem um recurso que pode identificar uma música com você cantarolando, solfejando e até assobiando a melodia.

 

 

 

Busca musical e contextual

 

O Google Search para smartphones agora pode ativar a busca de canções através da melodia com o comando “OK Google, que canção é esta?”. O buscador ativa o comando para ouvir o que você vai cantarolar, e você faz a sua parte, indicando qual é a melodia que você procura.

O que permite essa busca dessa forma é o comando Hum to Search, que vai permitir usar um algoritmo de aprendizagem automática, que trabalha com a inteligência artificial do buscador para identificar as possíveis coincidências em seu banco de dados com milhões de canções salvas, com a vantagem que o usuário não precisa conhecer nem mesmo a letra, o nome do artista ou o título da música.

Uma vez completado o processo, o buscador do Google mostra as opções mais prováveis para aquela melodia, além de opções para explorar mais detalhes sobre aquela música ou o seu intérprete, além de vídeos no YouTube, letras e, obviamente, a execução da música nos apps compatíveis.

O recurso já está disponível em mais de 20 idiomas para o Android e apenas em inglês para o iOS, mas certamente terá suas funcionalidades expandidas no futuro. A nova ferramenta também será integrada no Google Assistente, o que vai expandir ainda mais as possibilidades de uso dos alto-falantes inteligentes da empresa.

 

 

 

Como o Google pode procurar por uma canção com um cantarolar?

 

O sistema funciona de forma similar ao Shazam ou Soundhound, ou seja, através da comparação da linha melódica, que atura como uma impressão digital no ser humano, já que possui identidade única.

As melodias solfejadas ou assobiadas passarão por um modelo de aprendizagem automática, que vai transformá-las em uma sequência numérica. Os algoritmos vão eliminar os demais detalhes envolvidos na canção, como instrumentos de acompanhamento, timbre e o tom de voz do vocalista, e só vai considerar a sequência numérica da melodia principal da canção.

As fontes de busca incluem gravações de estúdio e outros humanos cantando, assobiando ou solfejando a canção. A inteligência artificial vai se basear na tecnologia de reconhecimento de música do time de pesquisa do Google. Essa tecnologia utiliza redes neuronais profundas para reconhecer a música, e a função SoundSearch trabalhando com um amplo catálogo de canções leva a funcionalidade de identificação de canções um passo além de tudo o que vimos nesse campo até agora.

 

 

 

Via Google


Compartilhe