Compartilhe

Huawei e Xiaomi são duas gigantes chinesas de tecnologia com muitos fãs por suas propostas diferentes. A primeira é uma força no setor de telecomunicações que decidiu entrar no mercado de smartphones de consumo, enquanto que a segunda é mundialmente conhecida por sua excelente relação custo-benefício.

O tempo mostrou que as duas foram capazes de fazer o impossível: superar várias das gigantes do setor de telefonia móvel. LG, Motorola, Sony e outras ficaram para trás, e tanto Huawei como Xiaomi estão nesse momento no Top 5 do mercado global de smartphones. Com destaque especial para a Huawei, que conseguiu superar a Apple em vendas.

Um dos segredos para as duas chinesas para conquistar o grande público foi a ênfase aplicada para os aspectos fotográficos. A Huawei fechou uma sólida parceria com a empresa alemã Leica para oferecer sistemas fotográficos excelentes para os seus smartphones, com resultados espetaculares para fotos e vídeos.

Por outro lado, a Xiaomi foi se superando com as câmeras dos seus smartphones conforme foram apresentando novos modelos, entregando experiências muito completas, de boa qualidade e até surpreendentes no resultado final (principalmente quando você usa o Google Camera ou outro aplicativo de fotografia de sua preferência). Podem não competir com os melhores celulares da atualidade nos aspectos fotográficos, mas entregam mais do que o suficiente para agradar a maioria das pessoas.

Mas… quem entrega as melhores câmeras nos seus smartphones: Huawei ou Xiaomi?

 

 

 

Com a palavra, o DxOMark (por mais que você não goste dele…)

 

 

O ranking do site especializado DxOMark (apesar dos seus vários detratores por causa do seu método de medição) ainda entrega uma boa ideia ou parâmetro para os menos exigentes. Nessa lista, o quarto lugar global é ocupado pelo smartphone mais avançado da Xiaomi nesse momento, o Mi 10 Pro, o primeiro smartphone da empresa que realmente entrega uma experiência fotográfica realmente premium e pronta para brigar com os gigantes do setor.

Por outro lado, já tem alguns anos que as primeiras posições de alguns rankings de fotografia em smartphones é ocupado pelos dispositivos da Huawei, e dessa vez não foi diferente: nesse momento, o Huawei P40 Pro está no topo da lista dos melhores smartphones para fotografia.

 

 

É claro que a qualidade final das fotos importa (e muito), mas é importante também olhar para alguns detalhes que consolidam a primeira posição. Por exemplo, o tratamento de cores e o processamento de imagem podem fazer com que você escolha uma marca em específica, dependendo de seus gostos e preferências.

Por outro lado, os especialistas entendem que a Huawei leva uma vantagem grande, pois investiu muito mais na pesquisa e desenvolvimento nos aspectos fotográficos, deixando este elemento algo quase proprietário com tantos recursos e tecnologias.

Mesmo assim: a Huawei não deve dar mole e relaxar nos louros da liderança (e não acredito que a empresa vai fazer isso). A cota de mercado da Xiaomi está cada vez maior, e parte dos esforços investidos pela empresa também estão voltados para melhorar os seus aspectos fotográficos, e pode entregar uma grata surpresa aos seus usuários em um futuro a médio prazo.

No final, quem banha é o consumidor, que conta com marcas que estão cada vez mais interessadas em conquistar os usuários fãs de fotografia, e isso faz com que as marcas mais tradicionais comecem a tremer na base, se vendo obrigadas a ir além para não perder clientes para a concorrência.

 

 

+info


Compartilhe