Os dados da TrendForce sobre as vendas de notebooks, laptops e computadores portáteis durante o terceiro trimestre de 2018 mostram que a HP e a Lenovo continuam liderando as vendas de laptops em todo o mundo, enquanto a Apple entra em colapso e cai para o quarto lugar.

A HP é líder em vendas de laptops com uma participação de mercado de 25,3%, seguida pela Lenovo com 19,8%, embora ambas tenham registrado uma leve queda (-1,8% e -1,6%, respectivamente) em relação ao terceiro trimestre de 2017.

A Dell completou o pódio e foi a que obteve os melhores resultados do trimestre, com um aumento anual de vendas de 8% para atingir uma participação de mercado de 16,8%. O aumento nas vendas dos notebooks da empresa aconteceu nos ganhos de unidades vendidas no mercado empresarial.

Apesar de encolher 6,2%, a ASUS conseguiu subir para o quarto lugar em detrimento da queda da Apple. O motivo foi um colapso na venda de laptops da empresa, com uma queda anual de 24,3%.

 

 

“A Apple atualizou este ano o notebook profissional high end, o MacBook Pro, mas as melhorias de desempenho não resultou em uma atração maior dos clientes por causa dos elevados preços dos produtos da série”, explicou a TrendForce.

Outro fator que explica a queda da Apple nas vendas de laptops foi o atraso no lançamento do novo MacBook Air no quarto trimestre, o que poderia ter causado o êxodo de “um número considerável” de clientes.

A queda da Apple foi aproveitada pela Acer, que agora está apenas um décimo atrás na cota de mercado (7,9 e 7,8% de market share, respectivamente).

As vendas de laptop em todo o mundo caíram 0,02% no terceiro trimestre de 2018, com 42 milhões de unidades. São dados muito ruins, porque essa era uma das poucas categorias de computadores que ainda estavam suportando a queda nas vendas do mercado de PCs, em uma sangria que jorrou nos últimos anos.

 

Via TrendForce