Heads Up, o “anjo da guarda” para os distraídos | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Heads Up, o “anjo da guarda” para os distraídos

Compartilhe

O Android 12 está chegando mas o Google começou a implementar uma de suas principais novidades no Android 11. O novo recurso se chama Heads Up, e é mais que bem vindo, principalmente para os mais distraídos.

Manda o bom senso que você deve olhar para frente enquanto anda nas ruas de sua cidade, mas algumas pessoas preferem ficar olhando para o smartphone durante a caminhada. Perder a percepção do entorno pode ser algo muito perigoso, resultando em trombadas com outras pessoas, postes, em outros casos mais graves, muitos atropelamentos.

Por isso, o Google entende que esse é um grande problema da nossa sociedade conectada, e quer resolver isso com a ajuda do Heads Up.

E nesse post, vamos conhecer mais detalhes sobre ele.

 

 

 

Como o Heads Up funciona?

 

 

O Heads Up está chegando primeiro nos dispositivos Google Pixel, mas deve desembarcar em outros modelos com o sistema operacional Android em um futuro a médio prazo.

Ativar a funcionalidade é algo bem simples: basta ir nos ajustes do Android e permitir o acesso ao smartphone às funcionalidades da atividade física, que são as mesmas que permitem (por exemplo) o funcionamento do Google Fit.

Com esses dados em mãos, o smartphone poderá detectar quando você está se movimentando à pé pelas ruas da cidade e consultando o smartphone ao mesmo tempo (algo que, insisto, você não deveria fazer).

Assim, ele vai aproveitar esse cenário não tanto favorável para a sua integridade física para exibir um lembrete solicitando que você levante a cabeça, desvie o olhar do smartphone e comece a olhar para frente para não sofrer um acidente no meio da rua.

 

 

As mensagens do aplicativo seriam curtas mas constantes e presentes se a tela estiver ligada e o aparelho detectando o movimento do usuário. As frases seriam:

 

  • Tenha cuidado.
  • Olhar em volta.
  • Manter o foco.
  • Cuidado com seus passos.
  • Fique alerta.
  • Visão.
  • Cuidado.

 

O lembrete poderá ser removido com facilidade, mas ainda que você esteja distraído com as mensagens do dispositivo, com certeza você vai ficar um pouco mais esperto e lembrar que está caminhando no meio da rua, com trânsito e outras pessoas caminhando.

Os smartphones são ótimos para a nossa comunicação ou diversão, mas também estão se tornando dispositivos muito eficientes para aumentar a nossa segurança e integridade física.

E não falo isso apenas por causa do Heads Up. Faz um bom tempo que temos recursos para localizar contatos importantes ou realizar chamadas de emergência para um atendimento mais rápido em caso de emergências.

O Heads Up é uma das novidades que estarão presentes no Android 12, que já foi anunciado pelo Google e que deve chegar ao mercado nos diversos dispositivos que contam com este sistema operacional nos próximos meses. Tudo é uma questão de paciência para esperar o seu fabricante atualizar o dispositivo que você escolheu para chamar de seu.

 

 

Via 9t05Google


Compartilhe