GROVER: nova IA cria fake news bem críveis | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia GROVER: nova IA cria fake news bem críveis | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | GROVER: nova IA cria fake news bem críveis

GROVER: nova IA cria fake news bem críveis

Compartilhe

Muitos faziam piada sobre a possibilidade de uma Inteligência Artificial que substituía os jornalistas pela sua capacidade de escrever títulos atraentes. Mas isso é apenas o começo: já existem sistemas automatizados que criam notícias completas que lotam a internet com uma gramática discutível e conteúdo absurdo.

O grande perigo é quando for possível criar fake news convincentes para enganar o leitor médio. Hoje, muita gente é capaz de reconhecer uma notícia falsa, mas… e quando o título não for tão óbvio assim? E se o texto for indistinguível de qualquer outra publicação da mídia tradicional?

 

 

A IA que escreve fake news

O GROVER é o melhor gerador de fake news do mercado até o momento. Os seus criadores afirmam que o real objetivo do software é lutar contra as fake news, compreendendo melhor como elas podem se expandir nas redes sociais. Na verdade, essa IA não só escreve como detecta notícias falsas, com um índice de acerto de 92%.

Mas o que realmente preocupa é que, para saber o que é uma notícia falsa ou verdadeira, o sistema teve que aprender a criar as fake news a partir de um título. O segredo está no fato dela ser capaz de analisar os diferentes aspectos que fazem uma notícia parecer real: não apenas se centrou no corpo do artigo e seu conteúdo, mas também em detalhes, como título, nome do site ou jornal e nome do autor.

 

 

Baseado nisso, a IA pode gerar imagens de supostos artigos de veículos como The Washington Post e The New York Times, que podem ser compartilhadas nas redes sociais. O GROVER pode mudar o seu estilo de acordo com o veículo para dar aquela disfarçada, copiando a forma que um editor escreveria um artigo real.

Para teste, os pesquisadores criaram artigos falsos do The Washington Post que afirmava que o Congresso dos EUA teria votado para retirar Donald Trump da presidência. Entre o estilo do artigo, a suposta ‘informação’ e o uso de regras, ele parece mesmo um artigo real. E isso é só o começo.

 

WASHINGTON — The House voted to impeach President Donald Trump Wednesday after releasing hundreds of pages of text messages that point to clear evidence of obstruction of justice and communication with the head of the Trump Organization about a potential business deal in Russia,” the article reads.

The 220-197 vote came after weeks of debate over whether new evidence released by special counsel Robert Mueller’s office signaled sufficient grounds for Trump’s removal from office. The president personally denounced the move, announcing his intent to veto the resolution and accusing Democrats of plotting to remove him from office through a “con job.”

 

Via Futurism


Compartilhe