O Google Play Music não é tão popular como o Spotify ou o Apple Music. Mas ainda é o serviço de música por streaming oficial do sistema operacional Android e, por conta disso, é utilizado por muita gente. E, nesse momento, o aplicativo está sofrendo de um bug que não vai agradar a muita gente e muitos artistas.

Para quem está utilizando a promoção de três meses gratuitos do Google Play Music, conseguiu constatar que só é possível ouvir na plataforma as músicas lançadas de 2018 para trás. Ou seja, nenhuma música lançada em 2019 é reproduzida na plataforma. E esse é o tipo de falha que atrapalha ainda mais na já baixa popularidade do serviço do Google.

O erro parece afetar apenas a reprodução de músicas para alto-falantes externos. Sempre que o usuário tenta realizar o streaming através do Google Play Music, o erro acontecer.

A falha foi comprovada em vários dispositivos, como o Google Home e o NVIDIA Shield. Simplesmente não é possível realizar a reprodução de músicas lançadas em 2019 nesses dispositivos através do Google Play Music. Porém, se você começa a tocar a música no smartphone e depois envia essa música para o alto-falante, o problema não aparece.

Parece que a falha está associada exclusivamente ao Google Play Music. Plataformas como Spotify e Soundcloud conseguem enviar as músicas de 2019 para o Google Home sem maiores problemas.

Nesse sentido, o problema aqui pode estar relacionado com as licenças do Google. As licenças podem não estar atualizadas para as músicas lançadas em 2019. Porém, não dá para afirmar com exatidão que realmente pode ser esse o problema, uma vez que a gigante de Mountain View não se pronunciou sobre o assunto.

Ou seja, se você tentou utilizar o Google Play Music para enviar para o seu alto-falante sem fio aquela música nova lançada esse ano que você curtiu, é melhor ter um pouco de paciência ou procurar outro aplicativo para realizar a mesma tarefa.