Compartilhe

Este comparativo não tem como objetivo principal mostrar como o Pixel 5 é decepcionante. Nem precisa disso: basta comparar com o modelo do ano passado, e lágrimas começam a rolar dos olhos daqueles que esperavam um pouco mais do Google.

O principal objetivo aqui é tentar antecipar a uma das dúvidas que pode ser uma das mais frequentes entre os usuários de smartphones e clientes em potencial de um desses dois modelos. Por isso, vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens entre o Google Pixel 5 e o Samsung Galaxy S20 FE.

Em comum, são modelos recém anunciados, e que podem ser concorrentes diretos na faixa de preço. Porém, suas diferenças são significativas, e podem ajudar a determinar a escolha de compra do consumidor, dependendo do perfil de uso e dos objetivos a serem alcançados com cada um desses dispositivos.

 

 

 

Google Pixel 5

 

 

Mantém aquela interface de Android (quase) puro com algumas novidades por conta do Android 11. Aliás, a nova versão do sistema operacional é uma das principais vantagens desse modelo em relação ao novo smartphone de linha média premium da Samsung.

O Pixel 5 possui um acabamento melhor, com corpo de alumínio (contra o plástico do S20 FE), sendo este o primeiro de sua série a receber este tipo de acabamento. Além disso, tal material permite que o smartphone receba a capacidade de recarga sem fio e recarga sem fio reversa.

Porém, o principal atributo do Pixel 5 ainda é o seu conjunto de câmera. O Google conseguia fazer milagres com apenas um sensor fotográfico, e com um sensor duplo esse milagre pode ser ainda mais santificado. Ou melhor, podemos registrar fotos ainda mais incríveis.

Definitivamente, o Pixel 5 é o investimento a ser feito por aqueles usuários que realmente se preocupam com a qualidade final das fotos registradas pelo smartphone. Porém, não é um dispositivo que é muito diferente em relação ao modelo do ano passado. Em alguns casos, ele dá um “passo para trás” (e isso é relativo), quando escolhe o processador Snapdragon 765G (para ter o 5G) e abre mão do Snapdragon 865, que seria o equivalente ao Snapdragon 855 presente no Pixel 4.

Aqui, o Google fez uma clara concessão para manter o smartphone em uma faixa de preço que a empresa considerou como algo competitivo: US$ 699 (e isso também é bem relativo, considerando suas especificações técnicas e poucas novidades.).

 

 

 

Samsung Galaxy S20 FE

 

 

O Samsung Galaxy S20 FE tem uma tela maior (6.5 polegadas) e com frequência de atualização mais elevada (120 Hz). Por outro lado, chega ao mercado (ainda) com o Android 10 com One UI 2.5, ou seja, só vai receber as atualizações de software em um momento posterior.

Um dos grandes trunfos desse modelo é a presença do Snapdragon 865, que também oferece o 5G, mas entrega de quebra uma experiência de uso mais fluída com a interface gráfica, aplicativos e jogos. Possui expansão de armazenamento via microSD, o que é sempre bem vindo para quem registra muitas fotos e vídeos.

Por ter mais sensores fotográficos, o Galaxy S20 FE tende a ser mais versátil que o Pixel 5 para o registro de imagens. O que não quer dizer necessariamente que pode entregar fotos melhores do que aquelas registradas pelo modelo do Google. A câmera frontal, essa sim, possui um sensor bem melhor (32 MP) que o seu concorrente nesse comparativo.

Seu leitor de digitais é na tela, e sua bateria de 4.500 mAh pode entregar um pouco mais de vida útil (ou não, já que o processador do Pixel 5 tende a ser bem mais econômico).

 

 

 

Qual você deve comprar?

 

A resposta “aquele que VOCÊ achar melhor” é muito óbvia. Mas algumas pessoas ainda tem dúvidas se o que ela está escolhendo como o melhor é realmente o melhor que ela pode comprar.

Aqui, vou tentar facilitar a decisão dos leitores:

– Se fotografia no smartphone é uma prioridade ou necessidade para você, e se a experiência do Android by Google sempre agradou mais, o Pixel 5 é a sua escolha. O smartphone entrega um ótimo desempenho, mesmo com as restrições mencionadas nesse post. É uma pena que ele é mais complicado de ser encontrado aqui no Brasil, mas se você se aventurar no investimento de buscá-lo de fora, com certeza não vai se arrepender.

– Se você quer um dispositivo que entrega a potência máxima para tarefas pesadas, quer boas câmeras para boas fotos, uma bateria que aguenta mais o tranco e um leitor de digitais na tela, o Samsung Galaxy S20 FE tem tudo para atender as suas necessidades. Muito provavelmente é o smartphone da Samsung que eu compraria para o meu uso diário, e pode ser a alternativa para quem até cogitou um Galaxy S20, mas não gostou de alguns detalhes de suas configurações.


Compartilhe