Google ou Xiaomi? De quem é a culpa na recente falha de invasão de privacidade? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google ou Xiaomi? De quem é a culpa na recente falha de invasão de privacidade? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Google ou Xiaomi? De quem é a culpa na recente falha de invasão de privacidade?

Google ou Xiaomi? De quem é a culpa na recente falha de invasão de privacidade?

Compartilhe

Mais uma falha nas câmeras de “segurança” (ou pelo menos deveriam ser), e as protagonistas são as câmeras de segurança Mijia da XIaomi e o Google Nest Hub.

O Google desativou o acesso dos dispositivos domésticos da Xiaomi com os produtos Google Home e Google Assistente, diante de uma falha de segurança que permitia aos usuários acessar através de uma falha no Google Nest as imagens pessoais das câmeras de outros dispositivos.

A falha foi revelada e muito discutida em um momento inicial nos fóruns do Reddit, o que levantou os sinais de alerta no Google.

 

 

Mais uma falha associada às câmeras de vigilância

Vários usuários do Google Nest Hub recebeu imagens de câmeras Xiaomi de outras pessoas. Os usuários iniciavam o seu Nest Hub e, ao conectar com suas câmeras Xiaomi Mijia 1080p, no lugar de mostrar o que a sua câmera gravava, ela mostrava imagens de desconhecidos.

De pessoas dormindo até o interior de casas alheias, com imagens em preto e branco em com falhas na tela. A distribuição parece ser totalmente aleatória, mas é um claro problema de privacidade das pessoas que tiveram as suas imagens expostas sem o seu conhecimento ou consentimento.

A falha apareceu quando os usuários tentavam transmitir o vídeo de suas câmeras Xiaomi Mijia para o Google Nest Hub, na tentativa de realizar o streaming no local. Algo muito sério, sob vários aspectos.

 

 

Xiaomi e Google trabalham juntas para corrigir a falha

O Google afirma que estão conscientes do problema, e entraram em contato com a Xiaomi para solucioná-lo. Enquanto a solução não aparecer, a gigante de Mountain View desativou as interações dos produtos da empresa chinesa com os seus dispositivos.

Já a Xiaomi não revela maiores detalhes sobre o assunto, mas afirma que sempre priorizou a privacidade e a segurança de informação dos seus usuários, e estão cientes dos problemas que estão acontecendo na conexão do Mi Home Security Camera Basic 1080p com o Google Home. Pede desculpas aos usuários pelos problemas causados, e que sua equipe atuou de forma imediata para resolver o problema, e que o mesmo já foi resolvido pelo seu time de profissionais.

Ainda de acordo com a Xiaomi, o problema foi provocado por uma atualização de cache ocorrida em 26 de dezembro de 2019. Tal atualização foi desenvolvida para melhorar a qualidade de transmissão de câmera, e que a falha só aconteceu em casos muito raros, ou mais especificamente durante a interação entre o Mi Home Security Camera Basic 1080p e o Google Home Hun com uma tela de visualização exibindo imagens com uma baixa qualidade de rede.

Uma baixa qualidade de rede… onde estavam conectados 1044 usuários nas mesmas condições, e onde “apenas alguns usuários com condições de rede extremamente ruins poderiam ser afetados. O problema não ocorre se a câmera está vinculada ao aplicativo Mi Hone da Xiaomi. Ou seja, o problema estaria diretamente relacionado com a interação com os serviços do Google e, por esse motivo, os serviços foram suspensos até que a raiz do problema seja resolvida por completo, garantindo que o problema não volte a acontecer”.

Sou eu? Ou as explicações estão parecendo um grande jogo de empurra entre as duas empresas envolvidas?

 

 

Via Reddit, Android Police


Compartilhe