Compartilhe

Os últimos meses foram bem loucos para todo mundo. Com a quarentena, ficamos mais tempo na internet realizando pesquisas, navegando na web e enviando mensagens de texto e, principalmente, fotos. E tal mudança de hábitos fez com que todos, de usuários a serviços web, precisaram se adaptar com novos recursos para reduzir o consumo de dados em todo o mundo.

Um dos aplicativos que está preparando mudanças é o Google Fotos. Está chegando uma mudança para o funcionamento do envio de cópias de segurança de fotos dentro da plataforma, onde a gigante de Mountain View planeja desativar essa funcionalidade no WhatsApp.

É bom que você fique avisado desde já, para não ser pego de surpresa no futuro. E a explicação para essa decisão é relativamente simples.

O Google Fotos ainda permite que o usuário realize uma cópia de segurança dos dados dos principais aplicativos de mensagens do mercado, incluindo é claro as fotos e vídeos que você recebe. Porém, esse é o tipo de processo que consome muitos recursos dos seus servidores. Logo, a ideia é desativá-lo por padrão para aliviar tudo.

A novidade está no código do APK do Google Fotos v4.53, e se o usuário não concordar com a mudança, pode ativar manualmente o envio de fotos de forma automática a partir do WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger. Caso contrário (se você não perceber que o Google decidiu mudar sozinho o recurso), você pode ter surpresas desagradáveis quando trocar de telefone ou reinstalar o aplicativo no dispositivo atual.

 

 

 

Mas… espere! Tem mais!

 

O Google também está pensando em reduzir o consumo de dados dentro da ferramenta bloqueando a reprodução automática dos vídeos na galeria. Este é um recurso relativamente recente, mas não trouxe benefício nenhum, pois resulta em um consumo extra de dados e recursos que mais atrapalha do que ajuda. Os usuários podem desativar a funcionalidade nesse momento, mas ao que tudo indica teremos opções mais concretas para personalizar a reprodução automática.

As duas medidas tem como objetivo simplificar os aplicativos em tempos de quarentena, onde as pessoas tendem a consumir mais dados. Aos poucos, o ‘novo normal’ está se estabelecendo (e ficamos na torcida para que uma segunda onda não afete o mundo), mas a tendência é que as plataformas ofereçam mais e mais opções para os usuários estabelecerem um maior controle ou gerenciamento dos seus dados nos dispositivos móveis, oferecendo uma maior flexibilidade nesse aspecto para atender as diferentes necessidades.

 

 

 

Melhorias na foto do perfil

 

 

Nem tudo são notícias ruins no Google Fotos. Longe de ter alguma relação com o cenário atual que todos estão enfrentando, o Google Fotos também deve receber como novidade uma função que simplifica a forma de mudar a foto de perfil no Google.

Com simples passos, você pode ter uma nova foto de perfil em cada um dos serviços do Google, de acordo com a sua vontade. Tá, pode não ser uma grande revolução ou um recurso que aumenta a segurança dos seus dados. Mas ao menos é uma novidade (e nunca reclame de novidades, a não ser que elas transformem o seu smartphone em um caro peso de papel).

Não há informações claras sobre quando essas mudanças estarão disponíveis para todos os usuários do Google Fotos, mas uma vez que as mesmas foram detectadas na versão de testes do aplicativo, podemos afirmar que não devem demorar a chegar.

 

 

Via XDA-Developers


Compartilhe