O Google Fotos é um serviço que permite o envio para a nuvem das fotos registradas pelo nosso smartphone, de forma automática, ilimitada e gratuita. Um backup de fotos sem pagar nada.

Porém, como todo serviço da Google, tem os seus macetes para se extrair o melhor do serviço. Esse post mostra alguns deses truques.

O Google Fotos existe desde 2015, e muita gente vê o seu uso hoje como algo normal. É muito fácil de ser configurado, mas esconde muitas funcionalidades interessantes.

 

Escolha as pastas que serão enviadas para o Google Fotos

Se você quiser, você pode armazenar todas as fotos registradas em todos os smartphones que estão em nosso poder. Ou seja, são centenas de fotos que estão lá. Logo, organização é algo essencial.

Você configura no smartphone quais são as pastas que terão fotos enviadas para a nuvem. Como padrão, a pasta das fotos registradas pela câmera do smartphon é enviada automaticamente. Mas para as demais pastas, você pode ir em Ajustes > Cópia de Segurança e Sincronização, escolha o item que seleciona as pastas do dispositivo, e marque as pastas que mais te interessa.

 

Qualidade das fotos

São duas opções oferecidas pelo Google Fotos. Você pode escolher a Alta Qualidade, que realiza o envio com um tamanho reduzido e garante o armazenamento ilimitado gratuito, ou com a qualidade original da foto, o que ocupa um maior espaço de armazenamento, que deixa de ser ilimitado.

 

Liberar espaço no smartphone

Elimine do smartphone fotos e vídeos que já estão no Google Fotos. Basta ir nos ajustes e escolher esse item. Mas, atenção: aqui, o app apaga fotos e vídeos originais do dispositivo, eliminando a foto com resolução original.

Um assistente que nos ajuda sempre

As notificações do assistente do Google Fotos entregam funções muito interessantes, como por exemplo criando filmes e montagens de forma automática, além das fotos personalizadas.

O assistente também analisa nossa biblioteca em busca de fotos que podem ser eliminadas, e o Redescobrir Este Dia recorda momentos do passado em fotos.

Por fim, o assistente também permite a criação de álbuns, filmes, animações e colagens próprias.

 

Buscar fotos

As centenas de imagens podem ser localizadas no Google Fotos de forma simples e descomplicada. E a forma mais eficiente é pelo seu buscador, que é muito potente. É possível realizar a busca por termos, como ‘praia’ ou ‘comida’, facilitando assim a identificação das imagens armazenadas.

 

Escanear fotos físicas

Você pode escanear suas fotos pelo Google Fotos, armazenando também tudo na nuvem. Para tudo funcionar, é preciso também utilizar o aplicativo FotoScan, para digitalizar efetivamente as fotos utilizando a câmera do smartphone.

Editar imagens

Além de armazenar, você pode editar fotos no Google Fotos. Não é tão potente quanto um aplicativo dedicado, mas para pequenas e rápidas mudanças, ele pode servir. É possível aplicar filtros, modificar parâmetros da imagem ou recortar e endereçar a mesma.

 

Mudar a visualização com os dedos

É possível modificar a visualização padrão com um movimento com as pontas dos dedos. A pinça para dentro faz uma espécie de zoom para cima, mostrando as imagens menores e a data das mesmas do lado esquerdo. Também é possível aplicar zoom na visualização, para mostrar imagens maiores.