Prepare-se para trocar o ‘OK, Google’ por um (muito provavelmente, e não temos uma informação oficial se será assim – é só um chute nosso) ‘Oi, Google’.

A Google prometeu expandir a quantidade de idiomas suportados pelo Google Assistente até o final de 2018, e tudo indica que vai cumprir com essa promessa. E finalmente o Brasil pode se dar bem com isso, já que uma das atualizações que está chegando ao aplicativo do assistente virtual é justamente o suporte para o Português do Brasil.

Vale lembrar que na ocasião que a Google apresentou a expansão dos idiomas suportados pelo Google Assistente, o Português do Brasil estava na lista dos países selecionados. O Português de Portugal fica de fora desse update.

A última análise da versão beta do aplicativo da Google confirma esse cenário, já que revela os novos idiomas suportados pelo Google Assistente, e a única referência detectada é a do Português do Brasil.

 

 

O movimento é mais uma forma da Google obter vantagem em relação ao seu concorrente direto nos smartphones, a Siri do iOS. É claro que essa atualização também afeta diretamente a usabilidade com os demais dispositivos inteligentes da gigante de Mountain View, o que resulta também em vantagens em relação aos adversários (aka Amazon). Mas de forma imediata, os dispositivos móveis dos brasileiros vão receber uma grande vantagem.

Resta saber se o recurso vai perceber tão bem o Português do Brasil tão bem como faz hoje com o inglês. Ainda não há previsão sobre quando o update estará disponível nos smartphones dos brasileiros, mas tudo indica que ela vai chegar aos dispositivos até o final de 2018.