Todo mundo que tem um smartphone passa pelo mesmo problema: a autonomia de bateria. É um sacrifício tremendo (sem falar em algumas renúncias pontuais) que a maioria de nós precisamos passar para chegar até o final do dia com alguma autonomia de uso no dispositivo para conectar no carregador.

Apesar do Android ter melhorado muito no seu gerenciamento de energia e no controle do consumo de recursos de hardware por parte dos aplicativos, sempre existe algo que pode ser melhorado. E toda dica nesse aspecto é bem vinda.

Uma opção que poucos usuários conhecem é o ‘dados móveis sempre ativos’. Tal recurso mantém a conectividade de dados móveis ligada, inclusive quando a conexão WiFi ainda está ativa.

O recurso vem ativado como padrão, pois ajuda a melhorar a velocidade da re-conexão quando o smartphone entra em uma área com cobertura WiFi e precisa se conectar através de dados móveis, ou quando estamos em uma área onde a cobertura do WiFi é ruim.

Por outro lado, este modo também representa um gasto maior de bateria ao manter uma conexão de dados o tempo todo quando ela não é necessária, uma vez que você já está conectado via WiFi. Se as redes que você se conecta em casa ou no seu trabalho contam com boa cobertura, você com certeza vai notar uma melhora na autonomia de bateria com esta opção.

Quem testou afirma que constatou melhoras substanciais na autonomia de bateria, e eu confirmo essa melhora. Especialmente quando estamos em uma área com má cobertura da rede móvel, pois nesses casos o dispositivo gasta ainda mais bateria para manter ativa a conexão de dados.

Se você quer testar a desconexão dos dados sempre ativos, acesse as opções de desenvolvedor (clique sete vezes no campo Número de Compilação dentro de Ajustes > Sobre o telefone, ou similar).

A melhor parte é que sempre é possível reativar o recurso, caso a autonomia de bateria não apresente melhoras.