A General Motors revelou que pretende lançar o seu primeiro carro autônomo em 2019, ao apresentar a quarta geração do seu veículo elétrico, o Cruise AV, que dispensa controles manuais, volante e pedais.

A GM apresentou uma petição de segurança ao Departamento de Transporte dos EUA para o veículo, que está pronto para ser produzido. A empresa afirma ter alcançado um nível de desenvolvimento de hardware e software que permite a eliminação do volante, pendais e controles manuais com segurança.

Em 2016, o primeiro serviço de táxis do mundo sem motorista foi lançado em Cingapura, pelas mãos da norte-americana NuTonomy. No final do ano passado, a Waymo se transformou na primeira empresa a colocar carros completamente autônomos nas ruas dos EUA.

Se a GM conseguir convencer os reguladores de que seus veículos estão prontos para as ruas, sendo a segurança o elemento chave na estratégia de convencimento da empresa, então poderemos ver no ano que vem os primeiros carros de consumo construídos do zero sem controles manuais.

Será uma conquista importante na revolução dos veículos autônomos.