astronauta

O astronauta japonês Norishige Kanai disse publicamente que cresceu nove centímetros durante sua estada na Estação Espacial Internacional, por conta da ausência de gravidade. Porém, depois de todo o barulho feito na internet, declarou que ele se mediu novamente, e constatou que só cresceu dois centímetros.

“Passei no exame médico com medição dos parâmetros físicos, e constatei que minha estatura aumentou em nove centímetros. Isso foi o que cresci em três semanas.” Estas foram as palavras que o japonês declarou em público nessa semana, alegando que estava realmente preocupado com a mudança que ele experimentou no espaço.

Tudo bem que, no espaço, o corpo pode sofrer modificações, podendo crescer entre 2 e 5 centímetros por conta da ausência da gravidade, que permite uma maior separação das vértebras. Mas as declarações de Kanai rapidamente provocaram ceticismo.

Depois disso, o astronauta disse em sua conta no Twitter que ele voltou a se medir, e que tudo foi um erro: ele estava com 182 centímetros, apenas dois centímetros a mais que o seu tamanho normal na Terra.

Lembrando: Kanai, de 41 anos, chegou à ISS no dia 19 de dezembro, a bordo da nave russa Soyuz.

 

+info