A Samsung está preparando a sua nova família de smartphones top de linha, e as primeiras evidências do dispositivo estão aparecendo na internet, revelando os seus segredos.
O Samsung Galaxy S24 foi identificado no site Geekbench, especializado nas análises de benchmark. Este dispositivo foi listado com o número de modelo SM-S921B, e esse código está diretamente associado ao próximo smartphone top de linha dos coreanos.
A má notícia para os usuários brasileiros que esperavam pela chegada do Galaxy S24 por aqui com um processador Qualcomm Snapdragon é que essa versão, que é considerada a global do dispositivo, conta com um chip Exynos.
E vamos de Exynos no Galaxy S24…
De acordo com o Geekbench, o Galaxy S24 foi flagrado funcionando com um chipset deca-core, provavelmente o Exynos 2400, recentemente apresentado pela Samsung. Este chipset promete um aumento de desempenho da CPU de 1,7x e um aumento de desempenho de IA de 14,7x em comparação com o Exynos 2200.
Mas de promessa o inferno está cheio, e muitos usuários Samsung seguem traumatizados com os processadores Exynos. E até mesmo quem não pagou para visitar um psicólogo sabe muito bem que os processadores Snapdragon entregam um desempenho melhor.
Nesse momento, tudo indica que a versão global do Galaxy S24 vai mesmo receber um processador Exynos, enquanto a versão com Snapdragon 8 Gen 3 é exclusiva para o mercado dos EUA. Com isso, a Samsung volta a adotar a estratégia do passado, reforçando a minha decisão em investir o meu dinheiro no Galaxy S23 Ultra (e ficar muito tempo com ele).
O que mais foi revelado pelo Geekbench?
A análise prévia do Geekbench também menciona o Android 14 como sistema operacional do Galaxy S24, provavelmente com a interface One UI 6. E isso é o mínimo que se espera dele.
Os resultados de benchmarking revelaram uma pontuação de 2.011 em single-core e 6.086 em multi-core para o Galaxy S24 com o Exynos 2400. O Galaxy S24+ também foi identificado no Geekbench com o mesmo chipset, reforçando a sugestão de sua disponibilidade em mercados globais com esse processador.
Do mais, os rumores mais recentes apontam para um Galaxy S24 que deve apresentar uma tela AMOLED de 6,2 polegadas e uma bateria com capacidade de 4.900 mAh, com suporte para recarga rápida de 25W.
Detalhes sobre as câmeras do dispositivo ainda são escassos, mas há rumores de sensores de 200MP, possivelmente exclusivos para os modelos premium (aka Galaxy S24 Ultra).
Como estamos avançados nos vazamentos, é bem provável que a janela de lançamento da família de smartphones Galaxy S24 seja mantida. Tradicionalmente, a Samsung apresenta os seus telefones dessa série em fevereiro de cada ano, em uma janela de lançamento alinhada com a Mobile World Congress, que acontece no final desse mês (ou começo de março).
E aí… vai de Exynos mesmo?
É cedo dizer que podemos começar a odiar o Exynos 2400 antes de começar a testar o dispositivo com ele. E eu entendo a possível revolta dos usuários que queriam o Galaxy S24 com o chip Snapdragon.
Seja pela potência, seja pela maior compatibilidade com aplicativos, seja pelo melhor desempenho no registro de fotos e vídeos, é certo que algumas pessoas vão ficar muito irritadas com essa decisão da Samsung.
Mas… a vida é assim. Paciência. Ou não compra o Galaxy S24. Você decid