TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Afinal de contas… a Apple desistiu do iMac? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Desktop PC | Afinal de contas… a Apple desistiu do iMac?

Afinal de contas… a Apple desistiu do iMac?

Compartilhe

Pode não parecer, mas já são mais de 900 dias que a Apple não apresenta um novo computador Mac para o mercado. E é claro que muitos usuários estão esperando pela renovação desses dispositivos.

Quando este artigo foi produzido, eram exatos 916 dias desde que a Apple apresentou a última renovação dos iMacs, marcando a transição para os processadores M1. Isso aconteceu em 20 de abril de 2021, e toda a empolgação gerada na época com essa mudança gerou o entusiasmo por um futuro brilhante para essa linha de produtos.

Mas a existência deste artigo em si é a prova de que isso não aconteceu. Desde então, os iMacs foram colocados em segundo plano, sem receber novidades significativas. E muitas pessoas me pararam na rua para saber o que está acontecendo.

 

A Apple desistiu do iMac?

Os rumores anteriores apontavam para um iMac de 27 polegadas com processador mais potente e uma tela MiniLED, mas nada disso aconteceu. E eu só estou testemunhando a decepção nos olhos dos Apple Fanboys.

Originalmente, a Apple tinha planos ambiciosos para a sua linha de computadores, incluindo o lançamento de um “iMac Pro” alimentado pelo chip Apple M2, juntamente com uma versão renovada do iMac de 24 polegadas. E esses eram os saltos lógicos para essa família de produtos, principalmente quando olhamos para toda a evolução que a linha de MacBooks recebeu.

No entanto, os custos envolvidos fizeram a Apple repensar sua estratégia. Em vez disso, optaram por lançar o Mac Studio e o Studio Display, destinados a atender às necessidades de usuários que demandam alta performance, ao mesmo tempo que atendiam aos interesses financeiros da empresa, comercializando poucos produtos para faixas de preços que entregam margens de lucro maiores.

O efeito colateral dessa decisão foi uma leva de consumidores com orçamento limitado à espera de alternativas. Se bem que… “orçamento limitado” e “computadores da Apple” são expressões que dificilmente combinam na mesma frase.

As últimas informações indicam que uma reviravolta pode estar a caminho, em um plot twist que pode agradar aos mais descontentes. Rumores persistentes apontam para o iminente lançamento de um novo iMac de 24 polegadas, em um evento especulado para acontecer em 30 ou 31 de outubro (doravante conhecido como semana que vem).

Outro indicativo que reforça essas expectativas é a escassez de estoque dos iMacs de 24 polegadas nas lojas da Apple, bem como a dificuldade em encontrar o MacBook Pro de 13 polegadas e seu modelo de alta performance. Essa falta de disponibilidade sugere um possível redirecionamento na linha de produtos da Apple, que poderia incluir uma série de anúncios relevantes dentro dessa linha de produtos no próximo evento.

 

Uma visão mais conservadora da situação

Já outras fontes apontam para novidades, mas não para um futuro tão próximo. Mark Gurman, da Bloomberg, sugere que o anúncio dos resultados financeiros marcado para 2 de novembro pode também sinalizar uma nova estratégia da Apple para os seus computadores, que será diferente dos anos anteriores.

Além disso, a possível renovação dos iMacs poderia marcar o início da era dos novos e promissores chips Apple M3, cuja fabricação em uma litografia de 3 nanômetros representaria um avanço significativo em relação aos atuais M2 de 5 nanômetros. E isso faz um certo sentido, pois seria a oportunidade perfeita para estrear um novo hardware.

Por outro lado, o cronograma de atualizações dos MacBook Pro também pode surpreender, uma vez que essa família de notebooks já foi renovada no início do ano, mas as informações indicam que uma atualização adicional no mesmo ano é “incomum, mas não impossível”, segundo Gurman e suas fontes.

De qualquer forma, para aqueles que anseiam por um iMac Pro, as notícias são animadoras. A Apple ainda mantém seus planos de lançar um “iMac Pro” com uma tela de 32 polegadas, que poderia chegar ao mercado em 2024 ou, talvez, em 2025.

Isso representaria uma mudança significativa na proposta de desktops da empresa, já que esse seria o iMac de maior diagonal já produzido pela Apple e prometendo surpreender os entusiastas da tecnologia.

 

Como será o amanhã (ou a semana que vem)?

Responda quem puder.

Com os rumores frequentes e até mesmo indícios de mercado, tudo leva a crer que a Apple vai mesmo acabar com os dois anos de jejum de novos iMacs no mercado. Se isso vai acontecer na semana que vem? Não sabemos. Há potencial para que isso aconteça.

Fato é que novidades vão aparecer. Chegou a hora de novos iMacs serem apresentados. E a explicação envolvendo as dificuldades financeiras é bem plausível: se é caro para o usuário investir dinheiro nesses computadores, também é caro para a Apple ficar entregando produtos que não serão vendidos em massa.

Bem sabemos que os iMacs são muito bem vendidos nos principais mercados globais, mas não são dispositivos tão acessíveis quanto os computadores com Windows, o que explica essa visão de “nicho”. Mesmo assim, é um público grande o suficiente para não ser ignorado.

E mesmo na era da mobilidade, o MacBook pode não atender a todas as necessidades de usuários que são produtivos em aspectos específicos.

Por isso… dona Apple… chegou a hora de se mover. E me avise se vai ter mesmo evento na semana que vem, pois preciso me preparar para isso.


Compartilhe