Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Gadget do Dia | Framework Laptop Chromebook Edition

Gadget do Dia | Framework Laptop Chromebook Edition

Compartilhe

O Google segue apostando no ChromeOS, o que é um acerto. Este é um sistema operacional que evoluiu o suficiente para ser uma ótima alternativa para uma informática de baixo custo e elevada conectividade, e é excelente para segmentos específicos, como na educação e inclusão digital.

E o próximo passo para aumentar ainda mais essa flexibilidade do ChromeOS é a aposta nos Chromebooks modulares. O Google apresentou ao mundo o Framework Laptop Chromebook Edition em parceria com a Framework, que é muito parecido com produtos lançados pela concorrência, com a grande diferença no seu elevado grau de reparação.

Se você está procurando por um Chromebook que precisa durar por muito anos e que seja fácil de ser reparado ou atualizado, o Framework Laptop Chromebook Edition é o dispositivo que você procura.

 

Framework Laptop Chromebook Edition: modular e reparável

O Framework Laptop Chromebook Edition é um computador portátil com tela de 13.5 polegadas (2.256 x 1.504 pixels, 3:2), abrigando um processador Intel Core i5-1240P de 12ª geração, voltado para um maior desempenho nos notebooks ultrafinos e com um consumo energético de 30W.

O notebook tem peso de 1.3 kg, espessura de 15.85 mm, teclado com trajeto de acionamento de teclas (ou key travel) de 1.5 mm e botões físicos para ativar ou desativar a webcam e o microfone.

Alguns elementos podem ser customizados na hora da compra do Framework Laptop Chromebook Edition. Você pode escolher quais são as portas e conectores que deseja ter no notebook entre USB-C, USB-A, microSD, HDMI, DisplayPort e Ethernet, através de placas de expansão que podem ser adicionadas ou removidas de forma fácil e simples.

RAM e armazenamento base também podem ser customizados, partindo de 8 GB de RAM DDR4 e 256 GB de armazenamento NVMe. O notebook pode receber até 64 GB de RAM DDR4 e 1 TB de SSD NVMe.

Obviamente, todo o hardware do Framework Laptop Chromebook Edition é gerenciado pelo ChromeOS, que hoje conta com suporte para aplicativos Android, jogos de PC da Steam via Crostini (uma espécie de Linux para o sistema operacional) e alguns softwares de código aberto.

Todos os componentes customizáveis do Framework Laptop Chromebook Edition serão fornecidos pela própria Framework, que vai manter o suporte para atualizações do dispositivo por oito anos. Algo simplesmente louvável, já que poucos fabricantes conseguem alcançar esse nível de suporte.

Já o Google reforça que este Chromebook conta com o chip de segurança Titan C, e pode ser atualizado até 2030 através do seu suporte de software.

Cada detalhe conta para reforçar essa capacidade de reparação no Framework Laptop Chromebook Edition. O sistema possui um QR Code para que o usuário acesse a documentação necessária para conhecer todos os aspectos do seu funcionamento, além de oferecer um portal para compra das peças necessárias para essa manutenção.

Por fim, todo o firmware dos controladores (incluindo a BIOS do Chromebook) são open source, o que facilita as coisas para os desenvolvedores de soluções para este tipo de equipamento.

 

Framework Laptop Chromebook Edition: quanto custa?

O Framework Laptop Chromebook Edition está disponível para reserva nos Estados Unidos e Canadá, com um preço oficial sugerido de US$ 999. As primeiras unidades serão enviadas para os clientes em dezembro de 2022, e não há qualquer tipo de previsão para o lançamento do produto no mercado brasileiro.

Eu sei que o Framework Laptop Chromebook Edition é bem mais caro que a grande maioria dos Chromebooks disponíveis no mercado. Por outro lado, ele é singular em sua proposta modular e de fácil reparação.

Além disso, pelo simples fato de contar com componentes de hardware mais potentes, como processador de décima segunda geração e armazenamento em SSD no padrão NVMe, podemos esperar por um notebook bem mais potente que a grande maioria dos Chromebooks que custam hoje US$ 300 ou menos.

Sem falar que estamos diante de um computador que foi pensado em um funcionamento pleno por, pelo menos, oito anos.

Ou seja, quem investir o seu dinheiro no Framework Laptop Chromebook Edition está fazendo isso em um equipamento cuja proposta é considerada única em qualquer âmbito do uso informático. E o seu comprador precisa ter isso em mente antes de realizar o investimento neste produto.


Compartilhe