TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Gadget do Dia | Asus ROG Ally | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Gadget do Dia | Asus ROG Ally

Gadget do Dia | Asus ROG Ally

Compartilhe

A Asus apresentou recentemente seu micro PC para jogos, o Asus ROG Ally, que é uma alternativa ao Steam Deck, prometendo ser uma opção mais potente.

Embora tenha sido anunciado em 1º de abril, o famigerado Dia da Mentira (inclusive aqui no Brasil), o produto é real e já tem algumas especificações conhecidas.

E que bom que o Asus ROG Ally é um produto real. Quanto maior a concorrência dentro do segmento de videogames portáteis, melhor para todo mundo.

Então, vamos conhecer as principais características do Asus ROG Ally.

 

O que o Asus ROG Ally pode fazer por você?

De acordo com o youtuber Dave2D, que já teve a chance de experimentar o produto, o Asus ROG Ally promete ser um pouco menor e mais fino que o Steam Deck, mas manterá o mesmo tamanho de tela de 7 polegadas do seu principal concorrente dentro do segmento de videogames portáteis.

Porém, um importante diferencial do Asus ROG Ally está na resolução dessa tela, que será superior ao entregar 1920 x 1080 pixels, trabalhando com uma taxa de atualização que chegará a 120 Mhz.

Uma das grandes vantagens do Asus ROG Ally é que ele usará um SoC personalizado Ryzen da AMD, que é o mais poderoso até o momento. O console vai funcionar com o Windows 11, o que significa que será compatível com Steam, GamePass, Epic Store, GoG e qualquer outra loja de jogos de PC, bem como com várias outras aplicações.

Enquanto isso, o Steam Deck usa uma versão personalizada do Linux, o Steam OS, que tem apresentado alguns problemas de compatibilidade e não está otimizada para o Windows. É importante lembrar que dá para instalar o Windows no console portátil da Valve, mas sem suporte nativo para a migração, em um processo que pode ser complicado e tedioso para os usuários menos experientes.

Outra vantagem do Asus ROG Ally em relação ao Steam Deck é que ele pode ser conectado a uma TV com o ROG XG Mobile eGPU, uma GPU externa que permitirá que o ROG Ally gere uma potência equivalente à de um laptop com uma RTX 3080.

O único grande inconveniente deste aspecto é que o acessório é caro, com um preço sugerido que ultrapassa os 1.200 euros.

 

Asus ROG Ally: vale a pena?

Embora a proposta da Asus pareça bastante promissora, ainda há alguns detalhes críticos que precisamos conhecer, como o preço, a data de lançamento e a duração da bateria. É importante lembrar que o Windows 11 consome mais energia do que o Steam OS com Linux, o que pode impactar a autonomia da bateria do Asus ROG Ally.

No geral, estamos diante de mais uma opção no mercado para quem busca um dispositivo portátil de jogos, e com certeza será um concorrente forte para o Steam Deck. Adversários de peso dentro do segmento como Asus, Pimax Portal, Logitech G Cloud e Razer Edge 5G estão querendo uma fatia do mercado onde o produto da Valve briga com o Nintendo Switch pela preferência do usuário gamer.

Para quem está pensando em comprar um dispositivo portátil de jogos, vale a pena ficar de olho nas novidades do mercado e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher, mas com um pouco de pesquisa e análise, você pode encontrar a opção ideal para você.

Por fim, vamos esperar mais um pouco, pois o Asus ROG Ally ainda precisa chegar aos primeiros usuários. E nada como o feedback do mundo real para obter informações mais aprofundadas sobre o dispositivo.

Desde já, desejamos boa sorte para a Asus pela iniciativa.


Compartilhe