TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Vale a pena comprar um PS5 em 2023? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Vale a pena comprar um PS5 em 2023?

Vale a pena comprar um PS5 em 2023?

Compartilhe

O estoque do PS5 melhorou em 2023, e agora é possível encontrar o videogame da Sony com maior facilidade e, em alguns casos, com preços mais competitivos do que na época do seu lançamento.

Por isso, muitos começam a se perguntar se realmente vale a pena comprar o PS5 agora (abril de 2023), ou se é melhor esperar mais um pouco para fazer o investimento.

Tal e como acontece com tudo nessa vida, existem muitas coisas que você precisa levar em consideração além do preço do produto. E olhando de forma objetiva para esses cenários, algumas surpresas estão escondidas.

E é meu dever analisar a questão de forma bem objetiva.

 

PS5 está mais caro em 2023 do que em 2020

Em teoria, a Sony subiu os preços do PS5 em vários mercados globais depois de dois anos e meio do seu lançamento. De modo que muitos usuários podem ficar um pouco assustados com esse detalhe. Por outro lado, os números podem não exatamente traduzir o cenário prático aqui no Brasil.

Antes de avançar no tema da “inflação não oficial” do PS5, é importante observar que rumores recentes informam que a Sony pretende lançar em um futuro a médio prazo um novo modelo do PS5 em formato Slim, que deve ser mais barato que a versão atual do console.

Tal lançamento ainda não está confirmado, já que outros insiders no assunto informam que o hipotético PS5 Slim não só seria menor e mais barato, mas também contaria com unidade ótica removível, permitindo que a Sony unifique toda a sua cadeira de produção em torno de um único modelo do console.

E é importante observar que essa dinâmica de aumento de preços do PS5 não se aplicou tanto no Brasil. Os preços do console em nosso mercado não ficaram mais caros, e em alguns casos foi possível encontrar boas promoções do produto, com valores abaixo do tabelado pela Sony.

De qualquer forma, os mais preocupados precisam ficar atentos para os movimentos da Sony. Existe sim a chance de você comprar aquela enorme torre branca e se decepcionar meses depois com o lançamento do PS5 Slim.

 

O lastro da geração anterior, e a ausência de exclusivos

A enorme base de usuários que o PS4 ainda possui causa um peso enorme ao PS5, já que os desenvolvedores precisam centrar esforços para lançar títulos para os dois consoles. E esse tempo de desenvolvimento poderia ser destinado ao console mais novo e mais potente.

Jogos como Horizon Forbidden West. Resident Evil 4 e God of War Ragnarok são lançados para as duas versões, e não só sofrem atrasos de lançamento pelas adaptações necessárias como também deixam de ser exclusivos para o PS5.

Dessa forma, os atuais usuários do PS4 não encontram qualquer motivo para investir no PS5, pois os melhores jogos continuam chegando de qualquer forma.

É inegável que existe uma melhora técnica do PS4 para o PS5, e quem jogou nos dois consoles sabe disso. Porém, no final das contas, a grande maioria dos gamers só quer se divertir, sem se preocupar muito com ray tracing e resolução 4K.

E é por isso que o número de exclusivos do PS4 depois de três anos do seu lançamento foi muito maior do que os jogos que o PS5 recebeu na mesma janela de tempo.

 

A sombra do PS5 Pro e suas aspirações

De acordo com os rumores mais recentes de fontes confiáveis, a Sony tem planos para lançar um PS5 Pro em 2024. E esse é outro fantasma para os atuais interessados no PS5. Afinal de contas, ninguém quer investir dinheiro em um produto que pode ser superado nos aspectos técnicos em poucos meses.

Por outro lado, você não pode ignorar as suas aspirações com o produto. Você vai seguir jogando de forma decente com um PS5, da mesma forma que os gamers do PS4 seguiram jogando depois da chegada do PS4 Pro.

Aliás, a geração anterior deixa lições para a atual geração dos videogames, já que muitos entenderam que as diferenças entre o PS4 e o PS4 Pro não eram tão gritantes como a Sony tentava vender para todo mundo. Muitos inclusive escolheram o PS4 Slim por uma simples questão de comodidade.

Já outro grande grupo de gamers esperou mais um tempo para ver o preço do PS4 Pro cair e realizar um investimento mais consistente. Logo, vale a pena pensar neste aspecto também.

 

Então… vale a pena comprar um PS5 em 2023?

Na minha modesta opinião, não.

Não é o melhor momento para comprar o PS5 porque:

  • Estamos em uma crise econômica enorme, e pode não valer a pena comprar um produto que pode resultar em uma instabilidade financeira pessoal;
  • A possibilidade de lançamento de um modelo menor e mais barato existe;
  • A possibilidade de lançamento do PS5 Pro também existe;
  • Ainda não terminou a transação da geração anterior para a atual, e o catálogo de jogos exclusivos do PS5 ainda deixa a desejar.

De qualquer forma, não quero dizer que você não deve comprar um PS5 se encontrar uma boa promoção do console em algum e-commerce. Só estou afirmando que este não é o melhor momento para realizar o investimento, a partir dos argumentos aqui apresentados.

No final, a decisão é sempre sua. O dinheiro é seu, e você faz o que quer com ele.


Compartilhe