Quando olhamos hoje para o tamanho e o poder que acumulam empresas como Tesla, Apple, Facebook, Microsoft, Google e outras, fica bem difícil imaginar como foi o início de cada uma delas. Mas a vantagem da internet é essa: permitir de tempos em tempos uma viagem ao passado, e o resgate histórico em diferentes temas.

Um site em específico pode fazer com que esse resgate se torne algo mais efetivo, organizado e produtivo. O Founder Review mostra como foram ‘os primeiros dias’ de cada uma dessas empresas e dos seus respectivos fundadores. Dessa forma, podemos compreender melhor quais eram as principais debilidades e fortalezas que cada companhia teve no seu ponto de partida.

O site nos convida a rebobinar a fita do tempo para mostrar o início da vida empresarial dos fundadores, empresários, investidores e inovadores que influenciaram de várias maneiras o mercado que hoje vivemos. Olhando para as entrevistas antigas que mostram esses primeiros dias, temos a clara sensação que as grandes coisas desse mundo começaram aos poucos.

 

 

 

O Founder Review aposta em um design minimalista e funcional. Quando acessamos, nos deparamos com uma lista de imagens de personalidades muito relevantes no panorama tecnológico. Ao passar o cursor em cada imagem, vemos qual era o seu posto, mesmo que alguns dos nomes sejam os mais conhecidos do mundo tecnológico, como Elon Musk, Vitalik Buterin, Jack Ma, Marissa Mayer, Jeff Bezos, Steve Jobs, Sheryl Sandberg, Mark Zuckerberg, Palmer Luckey ou Bill Gates.

Ao clicar em um nome ou personalidade, entramos em uma página específica que exibe entrevistas do passado, que mostram a fase inicial da proposta de cada uma das empresas. É muito interessante ver esse tipo de conferências e entrevistas, já que dessa forma podemos comprovar quais eram as metas iniciais de projetos titânicos como PayPal, Microsoft, Ethereum, Alibaba ou Coinbase.

 

 

Além disso, em muitas dessas entrevistas é possível apreciar a ingenuidade e energia dos primeiros dias, algo que fatalmente vai mudando com o passar do tempo, e com o aumento da importância e relevância do projeto.

Pelo resgate histórico, e pela via de conhecimento do passado para melhor compreensão do presente, a visita ao Founder Review é mais que recomendada.