Compartilhe

Quando você ouve a expressão “ouvir música pela internet”, você logo pensa nas principais referências do segmento de streaming, como Spotify ou Apple Music. Mas na verdade, opções não faltam, especialmente nas plataformas alternativas que, em muitos casos, são gratuitas.

Temos sites de música segmentados para os amantes dos anos oitenta, para quem gosta de ficar atualizados em tempo real com as rádios de notícias, para os fãs de música clássica… e temos sites como o Focusmusic.fm, que entregam playlists pensadas para aqueles só querem sons ou músicas de fundo para aumentar a sua concentração.

 

 

O Focusmusic é um site minimalista, que não exibe as irritantes publicidades ou elementos que podem distrair você. Ele conta apenas com um botão de reprodução central, alguns controles e nada mais. Você inclusive precisa realizar um clique adicional em “track info” se deseja saber o nome da música e seu artista.

O site oferece uma lista de reprodução infinita desenvolvida para ser ouvida durante o trabalho ou em atividades que visam produtividade. Se você clicar em “channels”, poderá escolher entre três gêneros musicais disponíveis: eletrônica, downtempo e clássica. Aliás, o último não é um gênero musical, mas sim a opção de escutar sons de chuva (você não tem ideia de como o som da chuva pode ser relaxante).

Se você não escolhe nenhum estilo específico, o site vai reproduzir as músicas em modo aleatório (ou shuffle). Se você se incomodar com todo o brilho branco apresentado pelo site, você pode pressionar a tecla “N”, e assim ativar o seu modo noturno.

 

 

Se você gostar do que vai encontrar no site e seu conteúdo, saiba que pode levar o Focusmusic em seu smartphone. Estão disponíveis aplicativos gratuitos para iOS e Android que fazem exatamente o mesmo que a web: não contam com publicidades e oferecem uma interface extremamente minimalista. Apesar de contarem com poucas resenhas, os dois aplicativos receberam comentários positivos de outros usuários.


Compartilhe