Fairphone 3 Plus, um smartphone sustentável

Compartilhe

A Fairphone é uma empresa dedicada a criar dispositivos sustentáveis e reparáveis, e acabou de anunciar a renovação do seu smartphone, com o Fairphone 3 Plus.

A principal diferença do novo modelo em relação ao anterior está na câmera, e a empresa permite que o usuário compre o smartphone completo ou apenas os módulos de câmera para instalar no atual Fairphone 3.

E não é todo dia que testemunhamos isso.

 

 

 

Mais ecológico

 

 

O Fairphone 3 Plus é similar ao modelo anterior, recebendo construção de plástico onde 40% desse material é reciclado (o Fairphone 3 tinha apenas 9% de plástico reciclado). Na parte traseira, temos o leitor de digitais e o módulo de câmera. O plástico transparente deu lugar para a traseira opaca.

Sua tela é uma IPS/LCD de 5.65 polegadas (FullHD+), sem notch mas com bordas inferior e superior. Seu processador é o Snapdragon 632, com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno (expansíveis via microSD). Sua bateria de 3.060 mAh ainda é substituível, e o sistema operacional foi atualizado para o Android 10.

 

 

 

Módulos de câmera retro compatíveis

 

 

Nos aspectos fotográficos, o Fairphone 3 Plus tem a sua novidade mais importante. Sua câmera agora conta com um sensor traseiro de 48 MP, e o sensor frontal possui 16 MP. São módulos de câmera maiores que os disponíveis no Fairphone 3 (12 MP e 8 MP), mas são módulos retro compatíveis.

Ou seja, quem tem um Fairphone 3 pode comprar apenas os módulos de câmera novos e instalar no smartphone, removendo os antigos. No final das contas, um dos maiores pontos de inovação dos smartphones nos últimos anos é mesmo a bateria, e a Fairphone tenta ser mais sustentável que as demais empresas evitando a compra de um novo dispositivo apenas por causa da atualização de um único elemento de hardware.

 

 

Além da maior resolução, o módulo de câmera do Fairphone 3 Plus possui melhorias na estabilização de imagem, no foco automático e no monitoramento de objetos. Além disso, o novo smartphone possui um alto-falante melhorado, mas não sabemos que dá para comprar esse item separadamente para instalar no Fairphone 3.

 

 

 

Fairphone 3 Plus: versões e preços

 

 

O Fairphone 3 Plus tem preço sugerido de 469 euros. O Fairphone 3 ainda está disponível, por 419 euros. Já os módulos de câmera contam com os preços a seguir: 59,95 euros (48 MP, traseiro) e 34,95 euros (16 MP, frontal). Se adquiridos juntos, você paga 64,95 euros. Não há previsão de preço ou lançamento do produto para o mercado brasileiro, mas nada impede que você tente a importação do mesmo.

 

 

 

Fairphone 3 Plus: ficha técnica

 

Tela: LCD IPS de 5,65 polegadas, resolução Full HD+ (2160 x 1080 pixels), 427 ppi, proporção 18:9 e Gorilla Glass 5
Processador: Qualcomm Snapdragon 632 octa-core de 1,8 GHz e chip gráfico Adreno 506 de 650 MHz
RAM: 4 GB
Armazenamento: 64 GB, expansível por cartão microSD de até 400 GB
Câmera traseira: 48 megapixels, f/1.79
Câmera frontal: 16 megapixels, f/2
Bateria: 3.040 mAh
Sistema operacional: Android 10
Conectividade: USB-C, entrada para fones de ouvido (3,5 mm), 4G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 GHz e 5 GHz), Bluetooth 5, GPS e NFC
Mais: leitor de impressões digitais na traseira e Dual SIM
Dimensões: 158 x 71,8 x 9,89 mm

 

 

Via Fairphone, Android Authority, GSMArena


Compartilhe