Tudo bem, você pode não encontrar o amor da sua vida. Mas isso não significa que você não pode tentar.

O Facebook Dating começou a ser testado na Colômbia, e promete facilitar o encontro de almas solitárias em busca do amor ou de sexo fácil.

O recurso depende (e muito) do seu perfil no Facebook, dos seus amigos, grupos que você participa, participações em eventos e outras atividades na rede social para conectar você a outros usuários afins. Por enquanto, o Dating só está disponível nos apps da rede social para Android e iOS.

Para procurar por interessados, você vai usar os contatos compartilhados, pesquisando nas correspondências disponíveis entre os usuários, ou até mesmo telefonar para alguém que participou em um evento do Facebook, onde a plataforma sempre vai atuar como intermediário. Basta enviar a mensagem, e o cupido do Zuckerberg faz todo o resto.

 

 

Na prática, o recurso não é bom quando a pessoa do outro lado é chata, uma vez que ele pode enviar quantas mensagens quiser, além de realizar para até 100 pessoas diferentes a cada 24 horas.

As mensagens estão limitadas a textos e emoticons. Ou seja, nada de nudes logo de cara. Você não precisa se equiparar de forma mútua com a outra pessoa para enviar uma mensagem, e é possível enviar mensagens para qualquer pessoa.

O sistema exclui automaticamente as pessoas que já são seus amigos no Facebook, o que evita o envio de mensagens adicionais para um familiar. Por outro lado, se você deixa de ser amigo de alguém, a pessoa pode aparecer na sua lista do Facebook Dating, o que permite que sua ex localize você na plataforma.

Quando o Facebook Dating chegar ao Brasil, a inscrição ao serviço não é automática. Você precisa criar um perfil de namoro. Logo, não se preocupe: você não vai começar a receber mensagens de um dia para outro.