TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Eu compro uma TV 8K hoje? Ou uma TV 4K basta? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Eu compro uma TV 8K hoje? Ou uma TV 4K basta?

Eu compro uma TV 8K hoje? Ou uma TV 4K basta?

Compartilhe

A jornada evolutiva dos televisores é algo impressionante. Hoje, a grande maioria dos lares ao redor do mundo contam com Smart TVs, que oferecem ótima qualidade de imagem e conteúdo via internet.

As telas em Full HD (1080p) ainda são muito populares, mas muitos usuários já contam com TVs em 4K (3840 x 2160 pixels) nas salas de casa. Mas tem aqueles que flertam com as telas em 8K, entendendo que a maior qualidade de imagem está diretamente associada ao maior número de pixels na tela.

Será que é mesmo desse jeito? Com 2024 batendo na porta, você realmente precisa de uma Smart TV 8K? Ou pode ser feliz com o 4K e economizar uma grana por mais alguns anos.

 

As vantagens das TVs 4K

A grande notícia é que a tecnologia 4K tornou-se incrivelmente acessível ao longo da última década, e uma ampla gama de tamanhos e preços está disponível para atender a diversos orçamentos.

Uma TV 4K de 55 polegadas conta hoje com preços mais acessíveis para a grande maioria dos consumidores. Por outro lado, nem todos os conteúdos produzidos pela TV ou plataformas de streaming são gerados nessa resolução, com a dominância do 1080p ou 2K.

Neste caso, o upscalling ganha protagonismo. Ele otimiza as imagens de resoluções menores para o 4K, e quando isso é feito por uma TV 4K de boa qualidade, os resultados são quase imperceptíveis para o usuário.

O verdadeiro sentido do 4K existe quando o conteúdo é originalmente criado nessa resolução e os serviços de streaming oferecem essa experiência. Os detalhes são mais vívidos e as cores são chamativas.

Ou seja, se a sua plataforma de streaming favorita conta com conteúdos em 4K, investir em uma Smart TV com essa resolução é algo mais do que recomendado.

 

As vantagens das TVs 8K

A resolução 8K é uma evolução natural na qualidade de imagem, contando com nada menos que 33 milhões de pixels totais na tela, quatro vezes mais do que um televisor 4K.

A qualidade final da imagem é sensivelmente melhorada, oferecendo uma experiência de visualização incrível. Mas… se nem o 4K tem uma farta quantidade de conteúdos nessa resolução, que dirá o 8K.

A produção de conteúdo em 8K é quase inexplorada porque seus custos de produção são muito altos, assim como os seus televisores. O primeiro modelo com suporte para essa resolução chegou ao mercado em 2013, e tinha um preço simplesmente estratosférico.

Hoje, os preços das TVs 8K ainda são significativamente altos na maioria dos casos. São raros os casos de televisores com essa resolução com preços relativamente acessíveis.

Sem falar que a quantidade de conteúdos em 8K é praticamente inexistente, e tudo nesse momento se resume ao upscalling de imagem, não aproveitando todo o potencial que esse tipo de tela pode oferecer.

 

Qual é a melhor escolha neste momento?

A resposta não é tão simples quanto parece.

Se o dinheiro não é um problema na sua vida e você busca a melhor qualidade de imagem possível, um televisor 8K pode ser algo tentador. Ainda assim, este é um investimento elevado e não existem muitos conteúdos nessa resolução. Logo, pense se você não está jogando dinheiro fora com tecnologia subutilizada.

Por outro lado, se o seu orçamento é generoso e você ainda está com vontade de ter uma ótima qualidade de imagem em casa, as TVs 4K de boa qualidade entregam uma experiência bem completa. Isso significa que você poderá desfrutar de filmes, séries e jogos no mais alto nível de qualidade disponível.

A diversidade de marcas e tamanhos no mercado permite que você escolha uma TV 4K de acordo com suas preferências e orçamento, mas sempre escolhendo um produto que tende a ser de boa qualidade, justamente por causa dessa competição.

Há ainda outros fatores a considerar, como o consumo de energia e o espaço disponível em sua casa. Os televisores Smart 8K consomem mais nos aspectos energético e exigem mais espaço devido ao seu tamanho imponente, o que pode ser uma limitação se você mora em um apartamento ou em um espaço onde uma tela com mais de 75 polegadas não se encaixa bem.

Nesse sentido, o 4K continua sendo a escolha mais versátil, com modelos começando em 40 polegadas que se adaptam facilmente a qualquer ambiente. E dependendo do tipo de tela dessa TV, a sua conta de energia elétrica vai agradecer no final do mês.

No final, a decisão entre um televisor 4K e um 8K é sua. Mas pelo menos neste momento, uma TV 8K não é tão necessária, e essa compra pode ser adiada pela esmagadora maioria dos usuários. Nem mesmo os Jogos Olímpicos Paris 2024 serão exibidos em 8K no Brasil (pelo menos não há informações sobre isso neste momento).

Logo, pode escolher as TVs 4K sem medo, pois elas serão um ótimo investimento para os próximos anos.


Compartilhe