TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Está sentindo falta de Friends na TV paga? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Cinema e TV | Está sentindo falta de Friends na TV paga?

Está sentindo falta de Friends na TV paga?

Compartilhe

Uma importante fase da TV por assinatura no Brasil chegou ao fim, e muita gente nem se deu conta disso. Depois de mais de 20 anos de exibição ininterrupta entre os canais pagos nacionais, a série Friends, uma das comédias mais populares e bem sucedidas de todos os tempos, abandonou a TV por assinatura.

Até o dia 30 de agosto de 2021, Friends foi exibida pelo Warner Channel, canal que está disponível nas principais operadoras de TV paga do Brasil (SKY TV, Vivo TV, Claro NET, DirectTV Go, etc). A partir de 1 de setembro, a comédia passou a ser um conteúdo exclusivo do serviço de streaming HBO Max.

E pensar que na época que Friends estreou no Brasil, a internet era bem diferente do que essa que encontramos hoje. Serviços de transmissão de dados de alta velocidade como o SKY Banda Larga não existiam, e internet via fibra ótica era algo para um futuro muito distante.

Ou seja… nada de streaming. Só dava para assistir Friends através da TV por assinatura.

 

 

 

Eu estava lá quando Friends entrou na minha vida

 

 

Friends é, de forma indiscutível, um sucesso global. E no Brasil, não foi diferente.

A série começou a ser exibida no território nacional no dia 4 de fevereiro de 1996. Sua estreia aconteceu no então Sony Entertainment Television (hoje Sony Channel), e de forma praticamente instantânea se tornou um dos principais conteúdos do canal.

Na época, a série tinha um sistema de exibição diferente do atual. Não existiam as maratonas de episódios de forma frequente como acontece hoje. As maratonas ocorriam de forma eventual, ou em eventos especiais.

Na década de 1990, o Sony Entertainment Television exibia os episódios inéditos de Friends de forma semanal, com reprises em horários alternativos. Os episódios chegavam por aqui com três meses de diferença em relação à sua exibição original nos Estados Unidos, mas isso não era um problema, pois a internet ainda estava nascendo, e o download via P2P engatinhava.

Para quem perdeu as temporadas anteriores, o canal exibia todos os dias em um horário fixo um episódio, e o fã de Friends poderia ver na sequência a série como um todo. Bastava programar a sua agenda de compromissos para que, todos os dias, estivesse com horário livre para assistir a um episódio.

Bons tempos… tá, mais ou menos!

Friends foi para o Warner Channel em 2001, através de uma estratégia comercial do grupo HBO, que controlava os dois canais por aqui. Foi este canal que exibiu o episódio final no Brasil de forma simultânea com a exibição nos Estados Unidos, algo que era muito raro na TV por assinatura. Todo mundo viu este episódio lendário sem legendas mesmo, e o canal reprisou o episódio final com legendas 24 horas depois de sua exibição original.

 

 

 

Sinal dos tempos

 

 

Ultimamente, Friends era reprisado no Warner Channel todos os dias, em blocos com três ou quatro episódios que iam ao ar de manhã e de tarde, e até hoje era uma das maiores audiências do canal de TV por assinatura.

Hoje, o fã de séries e filmes está totalmente adaptado ao conteúdo sob demanda, e com Friends não foi diferente. A série permaneceu por 10 anos no catálogo da Netflix, e também foi campeão de audiência por lá. Agora, todas as suas 10 temporadas estão no HBO Max. E até mesmo a SKY decidiu avançar para essa nova era de consumo televisivo.

O SKY Play existe há muito tempo, e conta com vários canais pagos via IPTV (totalmente legalizado) e conteúdos on demand, que podem ser assistidos a partir de diferentes dispositivos. Sem falar na recém parceria com a DirectTV Go, que permite que o assinante continue a ver os seus programas preferidos de qualquer lugar, em um novo formato de ver TV.

Eu já falei sobre a mudança da SKY para se adaptar aos novos tempos, e é o assinante quem mais está ganhando com isso. Afinal, você tem a liberdade de assistir aos seus programas preferidos do jeito que você quiser, na hora que quiser, onde quiser e sem pagar a mais por isso.


Compartilhe