Compartilhe

A Sony liberou a atualização do software para o PS4 na versão 8.00, que adiciona mudanças nas funções de comunicação, permitindo que o usuário silencie todos os microfones, além de recursos que facilitam o sistema de controle dos pais e novos avatares. Mas o que era para ser algo positivo está causando problemas dos mais diversos. Logo, o post também serve para alertar ao amigo gamer que, nesse caso, vale a pena esperar mais um pouco para atualizar.

 

 

 

Quais foram os problemas detectados

 

 

Entre os problemas compartilhados por aqueles que já fizeram o update estão as listas de amigos que não são carregadas, falhas de estabilidade e dificuldades na hora de entrar e jogar online vários títulos. E a Sony está batendo cabeça com o sistema de atualizações do PlayStation, já que a atualização da semana passada (que mudou o sistema de troféus) também apresentou problemas similares.

 

 

O grande problema aqui é que aqueles que desejam jogar online ou usar algum serviço da PlayStation Network, a atualização da firmware é obrigatória. Para quem joga em modo solitário, esperar a atualização é a regra do dia.

É importante lembrar que a Sony está atualizando todos os seus serviços online para que os mesmos se adaptem ao PlayStation 5, que chega ao mercado daqui a um mês. Logo, alguns desses problemas podem estar relacionados com essa necessidade de compatibilidade com uma plataforma nova. Além disso, a loja online do PlayStation também foi atualizado para receber os jogos do futuro console, e todos os serviços serão unificados em uma única conta.

 

 

 

Uma atualização “espiã”

 

 

A “inofensiva” atualização para o 8.00 da firmware também traz uma novidade que está deixando em pânico vários usuários. Quando você entra na lista de notificações do PS4 após o update, uma breve notificação da Sony alerta que, a partir de agora, a empresa está gravando o áudio das sessões de jogos em grupo.

Nem preciso dizer que metade do mundo civilizado ficou incomodado com essa mudança, e em poucos minutos os fóruns no Reddit receberam as queixas e alarmes dos usuários. O objetivo da medida da Sony é moderar as conversas que acontecem, e tão logo você entra em uma sessão de jogo coletiva, você automaticamente está aceitando que as conversas serão gravadas.

Ao mesmo tempo, a Sony atualizou a sua página de suporte técnico e perguntas frequentes, onde o tema é abordado de forma mais direta e menos tranquilizadora:

Nós monitoramos tudo que você faz online?

14,1. Sim, monitoramos, mas não podemos rastrear todas as atividades e não assumimos o compromisso de fazê-lo.

14,2. Podemos rastrear e registrar sua atividade de Software e remover qualquer um de seus UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) que viole estes Termos, sem aviso prévio. Outros usuários ainda podem registrar o que veem e enviar para nós.

14,3. As informações que obtemos podem incluir conteúdo original, comunicações de voz e texto, sessões de videogame, o horário e local de suas atividades, seu nome real, sua ID online PSN e seu endereço IP.

14,4. Nós (ou nossas empresas afiliadas) usamos essas informações para fazer cumprir estes Termos, cumprir a lei, proteger nossos direitos e os de nossos licenciados e usuários e proteger nossa comunidade.

Podemos compartilhar essas informações com a polícia ou outras autoridades apropriadas, se necessário.

 

Traduzindo para a linguagem humana (o texto acima só foi traduzido na questão idiomática): a Sony está fazendo isso para cumprir a lei e as normas da comunidade, mesmo que isso seja algo incômodo para algumas pessoas. E, ao que parece, sempre fez isso, mas jamais teve a delicadeza de avisar os jogadores.


Compartilhe