Encontraram o protótipo de Sonic The Hedgehog 3, um jogo muito ambicioso para a sua época

Compartilhe

Hoje, conhecemos Sonic the Hedgehog 3 tal e como ele foi programado. Mas este não era exatamente o jogo que seria lançado. Apareceu na internet a versão de protótipo do jogo, mostrando sua concepção original que foi deixada de lado porque exigia demais da capacidade de memória dos cartuchos do Mega Drive.

 

 

 

Mas… esse jogo já não existia?

Sonic the Hedgehog 3, a versão do jogo que chegou ao grande público, foi um jogo de aventura e plataforma lançado pela Sega para o seu console Mega Drive em 1994. Ele deu continuidade para a franquia de muito sucesso, cujo jogo anterior chegou ao mundo em 1992, com Sonic e Tails viajavam por uma ilha flutuante para recuperar as Esmeraldas do Caos roubadas pelo Dr. Robotnik.

 

 

O segundo personagem (Tails) mudava de forma discreta a estrutura de níveis do jogo original, permitindo uma espécie de modo cooperativo. O projeto original de Sonic 3 seguiu a mesma estratégia de Sonic 2, mas queria incluir um terceiro personagem, Knuckles, além de permitir o recurso para salvar o progresso do jogo, uma inovação em sua época.

O game foi cercado de lendas urbanas, onde uma delas é que Michael Jackson teria composto uma das canções da trila sonora para o jogo.

O resultado final de Sonic the Hedgehog 3, tal e como conhecemos, não mudou demais a história do jogo, mas o seu protótipo encontrado recentemente (que embutia em um pacote só todas as ideias imaginadas pela Sega foi um autêntico tesouro arqueológico dos 16 bits.

Era muito custoso para a Sega integrar tudo o que foi planejado em um único cartucho de 34-megabit, e essa ideia foi se apresentando cada vez mais insustentável com o passar do tempo.

Então… o que aconteceu? Nasceram dois jogos!

O primeiro foi Sonic the Hedgehog 3, que chegou primeiro ao mercado. O segundo foi Sonic & Knuckles, que introduzia o novo personagem e os elementos novos de sua narrativa.

No final, o que a Sega queria mesmo (e é o que esse protótipo reflete) era um frankenstein dos dois jogos: Sonic 3 & Knuckles.

 

 

 

O que Sonic 3 & Knuckles teria de novo?

 

Sonic 3 & Knuckles contava com pequenos detalhes adicionais, como a inclusão da fase Flying Battery e chefes que foram vistos em Sonic & Knuckles, assim como a fase Lava Reef. Mas o jogo era ambicioso demais, e a Sega tinha pouco tempo para seu desenvolvimento e pouco espaço nos cartuchos do Mega Drive. No final das contas, o projeto ficou mesmo dividido em dois jogos: Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles.

 

 

Uma ideia audaciosa que, em 1996 resultou em Sonic 3D Blast, primeira aventura (semi) tridimensional de Sonic. Só aqui a tecnologia lock-on finalmente chegou ao mundo, permitindo que um cartucho instalado sobre o cartucho de Sonic & Knuckles recebesse modificações com os jogos combinados.

Seria este o primeiro DLC da história?

Por fim, deixamos os vídeos que mostram um pouco do que o protótipo oferecia, além de uma longa lista do Hidden Palace que mostra todas as diferenças desse protótipo com o Sonic the Hedgehog 3 que chegou ao mundo.

Para os nostálgicos, esse conteúdo é um prato cheio.

 


Compartilhe