A OpenSignal publicou o seu relatório de velocidade de acesso à internet via rede móvel 4G e WiFi, e revela que em vários países a velocidade do 4G supera a das conexões WiFi.

O relatório mostra um cenário geral sobre as velocidades de internet, e se torna mais pertinente com a proximidade das redes 5G, já que confirma um número cada vez maior de países onde o 4G está cada vez mais veloz.

No topo da lista temos a Austrália (WiFi com 21 Mbps, 4G com 34 Mbps), com um ganho de mais de 50%. O mesmo acontece no Líbano, Catar, Omã, Grécia, República Checa, entre outros.

A tendência é clara: na era do 3G, o WiFi era mais rápido, mas no 4G, a situação se equiparou, e em muitos países o 4G superou o WiFi. Nas redes 5G, onde esperam velocidades de 1 a 4 Gbps, o campo vai ser notoriamente mais favorável à rede móvel.

 

 

Dito isso, é mais que recomendado que as operadoras se preparem para lidar com esse cenário (de preferência oferecendo planos ilimitados), e que os fabricantes otimizem os smartphones de modo que possam selecionar a melhor rede disponível, ou quem sabe agregar as duas redes para velocidades ainda maiores.

Se bem que no Brasil a coisa nem começou a engatinhar. Todas as principais operadoras de telefonia móvel nacionais decidiram não ter pressa no processo de adoção do 5G em nosso país. Logo, todas essas inovações vão demorar a desembarcar por aqui.

Sem falar nas estratégias de tráfegos diferenciados por serviços e tarifas absurdas para um consumo de internet que exige do usuário um comportamento moderado na hora de usar a internet no seu dispositivo móvel.

Mas os europeus e os asiáticos vão se divertir um bocado com essa nova rede de dados 5G.

 

Via OpenSignal