Uma má desconexão da porta USB ou uma falha na corrente elétrica pode resultar em perda de dados. Ou pior: em um cartão microSD danificado.

Nesse post, vamos tentar apresentar opções para recuperar o cartão danificado. Porém, é bem provável que você não vai conseguir recuperar os seus dados, e em último caso só a formatação do cartão salva.

 

 

Como tentar recuperar um cartão microSD danificado

A primeira coisa a fazer é conectar o cartão no computador. Para isso, você precisa de um adaptador USB (que é parecido com um pendrive, mas com suporte ao microSD) ou um adaptador em forma de cartão SD, que normalmente acompanha o seu cartão na compra.

Ao conectar o cartão no computador, abra o console de comandos do Windows (CMD no buscador ou Windows + R e escrever CMD em Executar. Uma janela negra vai abrir.

Nesta tela, escreva chkdsk X: /F, onde o X é a letra da unidade de armazenamento do seu cartão de memória. Se não funcionar, troque a letra /F por uma /R, ou como padrão, tente a combinação das duas (chkdsk X: /F /R).

O comando F vai solucionar os erros localizados pelo sistema, e o R vai analisar a unidade buscando setores danificados no disco. De novo: não há garantia alguma que os dados serão recuperados, e os danos podem ser definitivos.

 

 

Se você não pode fazer nada, pode formatar a unidade

Se os comandos acima não funcionarem, formate o cartão SD para que ele seja utilizável de novo. Todos os dados armazenados no cartão vão desaparecer para sempre. Mas ao menos você pode usar o cartão de novo.

Realize o procedimento de formatação no Explorador de Arquivos do Windows, tal e como você faria com qualquer pendrive. Clique na unidade afetada com o botão direito do mouse e escolha Formatar. Escolha o sistema de arquivos (recomendamos o NTFS) e realize a formatação.