TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Elon Musk desiste da compra do Twitter | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Elon Musk desiste da compra do Twitter

Elon Musk desiste da compra do Twitter

Compartilhe

Tal e como já era de se imaginar (eu mesmo antecipei que isso poderia acontecer), Elon Musk desistiu de comprar 100% do Twitter.

Musk se cansou de esperar por dados concretos sobre o número de contas falsas ou bots dentro da rede social. Por não ter essa informação, retirou a sua oferta de compra no valor de US$ 43 bilhões.

Agora, os demais acionistas do Twitter ameaçam processar o seu principal acionista, o próprio Elon Musk, sob a alegação de quebra de acordo por parte do magnata sul-africano que, por sua vez, acusa a empresa responsável pela rede social em realizar “afirmações falsas e enganosas”.

E essa novela agora ganha novos capítulos e contornos de confusão publica generalizada.

 

 

 

Os números da discórdia (que, para Elon Musk, não existem)

O grande ponto de conflito entre Elon Musk e o Twitter que ele queria comprar sempre foi a porcentagem de contas falsas ou bots que a rede social possui.

De acordo com os dados oficiais do Twitter (que nunca foram detalhados para Musk), a rede social conta hoje com aproximadamente 5% de contas falsas.

Já o dono da Tesla entende que essa porcentagem pode ser de até 20%, mas não possui dados concretos ou uma medição oficial que respalde sua estimativa teórica.

É importante lembrar que, de acordo com os termos estabelecidos no contrato de compra e venda da rede social, o lado que desistir do negócio terá que pagar uma multa de US$ 1 bilhão.

Por outro lado, essa cláusula pode cair se a justiça der razão para Musk. Se for de entendimento que o Twitter omitiu essa informação relevante para o negócio (o número real de bots registrados), o empresário dono da SpaceX pode sair do negócio sem precisar pagar a multa bilionária.

De qualquer forma, o Twitter vai tentar obrigar Musk a ficar com a rede social, o que pode nos entregar uma batalha jurídica sem precedentes e com contornos imprevisíveis para os envolvidos e, por que não dizer, para o mundo da tecnologia como um todo.

 

 

 

E agora?

O Twitter (ou melhor, os demais membros da junta diretiva da empresa) parece estar disposta a brigar para obrigar Musk a adquirir a rede social dentro dos termos previamente estabelecidos.

Porém, parece que o dono da Tesla se deu conta que o Twitter pode ter escondido mais problemas do que soluções práticas, uma vez que será o próprio Elon Musk quem terá que lidar com todos os futuros processos judiciais que devem aparecer por causa das contas falsas e todas as possíveis situações que vão aparecer por causa desses bots.

É possível imaginar Musk se arrependendo da oferta feita pelo Twitter, e até posso compreender esse arrependimento. Mas essa consciência mais clara sobre uma possível compra não tão favorável quanto poderia ser pode ter aparecido tarde demais para o empresário sul-africano.

O resultado dessa possível batalha jurídica pode dar o tom para as futuras negociações envolvendo a aquisição de outras redes sociais e plataformas semelhantes.

E o mais importante de tudo isso: a partir de agora, os responsáveis pelas redes sociais certamente vão ter um outro olhar e, com sorte, um cuidado maior com o grande problema que pode representar os bots e as contas falsas dentro dos seus serviços.

Algo que, pelo menos até agora, foi altamente negligenciado pela imensa maioria das redes sociais disponíveis no mercado.


Compartilhe