TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que Elon Musk está fazendo de tudo para não comprar o Twitter neste momento? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Por que Elon Musk está fazendo de tudo para não comprar o Twitter neste momento?

Por que Elon Musk está fazendo de tudo para não comprar o Twitter neste momento?

Compartilhe

A compra do Twitter por parte de Elon Musk virou uma novela com vários capítulos, sem qualquer previsão de término ou em como ela vai terminar. O dono da Tesla ofereceu US$ 44 bilhões, os acionistas da empresa aceitaram o valor, mas agora a venda pode não acontecer porque Musk quer saber quantos usuários são reais e quantos são bots dentro da plataforma.

Algo que, convenhamos, ele poderia ter visto antes.

Mas… será que Elon Musk está mesmo desistindo da ideia de ter uma rede social para chamar de sua? Ou este é mais um movimento para (quem sabe) pagar menos por uma plataforma que pode vir a valer muito mais no futuro?

Vamos tentar entender o que se passa nessa mente tão conturbada.

 

 

 

O problema está nas contas falsas

Musk não está concordando com a informação fornecida pelos atuais responsáveis do Twitter sobre o número de contas falsas na plataforma. Ele desconfia que são bem mais do que “menos de 5%” relatados de forma oficial.

Segundo Musk, o Twitter se recusa a mostrar provas sobre esses números de usuários falsos, e ele mesmo acredita que a porcentagem real está na casa dos 20%. Se for tudo isso mesmo, os US$ 44 bilhões avaliados pela plataforma podem ser riscados do mapa, já que é um valor baseado em dados imprecisos.

Parag Agrawal, atual CEO do Twitter, explicou que sua equipe de profissionais trabalha duro para acabar com as contas falsas no Twitter, bloqueando aproximadamente meio milhão de contas irregulares todos os dias.

E a resposta de Elon Musk à declaração de Parag foi um emoji de cocô. 💩 Nada mais Elon Musk, por sinal.

 

 

 

Realidade ou estratégia?

A realidade diz que o Twitter não prova que são apenas 5% de contas falsas, mas Musk também não apresenta evidências sobre a sua porcentagem de 20%. Logo, fica o dito pelo não dito, e está valendo a palavra de Parag neste caso… até que se prove o contrário.

Por isso, muitos consideram a decisão de Musk em congelar o processo de compra do Twitter como uma estratégia para pagar menos por uma rede social que, com contas falsas ou não, vale muito.

O que pode fazer Musk pagar uma tonelada de dinheiro pelo Twitter é o amor confesso que o magnata sul-africano sente pela rede social. Porém, todo mundo sabe também que esse amor não é incondicional, já que o dono da Tesla já criticou de forma dura as diretrizes da plataforma, principalmente no que se refere aos limites de cada usuário em poder se expressar dentro dessa comunidade.

De qualquer forma, comprar 9,2% das ações do Twitter é a prova do interesse de Musk na plataforma, especialmente considerando o seu potencial de rentabilidade e crescimento. Por outro lado, dá para notar que o magnata está encontrando dificuldades em conviver com os problemas do serviço e da possível rejeição dos usuários às mudanças que ele mesmo propõe na rede social.

Ou seja, considerando todos os elementos aqui apresentados, não é estranho pensar na teoria de conspiração sobre uma construção de um cenário onde Musk pode desistir da compra do Twitter ou pelo menos tentar comprar a plataforma por um preço menor que ofereceu inicialmente.

Quem sabe Musk percebeu que o Twitter é caro demais com todos os seus problemas. Ou que pode pelo menos economizar alguma grana para tentar consertar os seus defeitos para lucrar ainda mais no momento futuro.

Vamos então esperar pacientemente e observar os próximos acontecimentos. A novela só começou, tem tudo para ser bem longa, e vamos querer assistir a todos os capítulos com a maior atenção possível.


Compartilhe