Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | EA Sports dá o “estalo de Thanos” em FIFA

EA Sports dá o “estalo de Thanos” em FIFA

Compartilhe

É o início de uma nova era. E o fim de uma história.

A EA Sports decidiu não renovar com a FIFA para utilizar o nome da entidade máxima do futebol no seu jogo alusivo ao esporte, e isso marcou um fim para a tão aclamada e rentável série de jogos FIFA, com mais de 20 anos de história.

A partir de agora, os jogos da série FIFA não estarão mais presentes nos catálogos das principais lojas digitais. Um momento que reverbera nos corações dos jogadores mais nostálgicos, mas que encerra de forma definitiva uma das mais bem sucedidas parcerias da história dos videogames.

E isso não é pouca coisa, pois a franquia que acompanhou gerações de jogadores ao redor do planeta agora desaparece dos cenários da PlayStation Store, Microsoft Store e Steam.

 

FIFA morreu por causa do dinheiro, e só por isso

Mais de três décadas de sucesso foram eclipsados por uma divergência financeira, e a EA Sports (um segmento da polêmica Electronic Arts, que tantas revoltas geram em gamers ao redor do mundo por práticas predatórias e decisões polêmicas) decide dar um novo rumo à sua estratégia.

FIFA 23 e os títulos anteriores não são mais encontrados nas lojas online, pois tudo o que a FIFA quer é que a EA siga lucrando com o passado. E está certa em ser contra isso.

A decisão de remoção da série FIFA das lojas digitais deixa os fãs órfãos de uma presença que moldou suas experiências desde a infância. Uma mudança que ecoa a anterior retirada de Pro Evolution Soccer da Konami (agora, eFootball), deixando claro para todo mundo que nada é eterno, e qualquer coisa pode mudar ou acabar a qualquer momento.

Não dá para dizer que fomos pegos de surpresa. A EA Sports anunciou em maio o fim de uma aliança que durou quase 30 anos com a FIFA. A desvinculação, estrategicamente planejada, coincide com o lançamento do EA Sports FC, o sucessor direto da série FIFA.

 

Será que EA Sports FC 24 dá conta do recado?

EA Sports FC 24 emerge como o herdeiro direto do FIFA, trazendo consigo não apenas muitas das licenças que caracterizaram sua antecessora, mas também inovações pontuais, incluindo a Liga F e a Google Pixel Frauen-Bundesliga.

Na prática, é o mesmo jogo que você conhece, mas em outro pacote e com pequenas mudanças de proposta de jogabilidade. A ideia de EA Sports FC 24 é apostar nesse momento de mudança para alinhar a nova fase com as mudanças que normalmente acontecem nos clubes de futebol e até mesmo nos jogos de fantasy, metaforizando a ideia de um novo elenco se reunindo para uma nova temporada.

Mas a pergunta que paira na mente dos jogadores neste momento é inevitável: O quanto será diferente o novo jogo?

Análises comparativas oferecem algumas respostas. EA Sports FC 24, embora conserve semelhanças com seu predecessor, busca marcar uma identidade própria. A renovação promete uma adaptação aos tempos modernos, proporcionando uma experiência fresca aos jogadores ávidos por novidades.

Por outro lado, essas mesmas análises preliminares revelam gráficos empobrecidos e descaracterização de jogadores, o que mostra que a EA desaprendeu alguns aspectos de programação e jogabilidade. Ou que o dinheiro acabou na empresa que possui algumas das franquias mais populares do universo dos videogames.

De qualquer forma, o desaparecimento dos jogos FIFA dos catálogos das principais lojas digitais marca o fim de uma era no mundo dos videogames. É o encerramento de um dos mais bem sucedidos capítulos dessa indústria, onde as duas partes envolvidas na parceria claramente desejam virar a página.

Que ao menos EA Sports FC 24 tenha uma boa sorte no início dessa nova fase. Que o jogo possa melhorar com o passar do tempo. E que a EA possa enfrentar o hate de muitos usuários com maturidade.

Seria péssimo colocar a culpa de um jogo ruim e mal acabado nos jogadores que pagam $60 para conviver com o desleixo de uma empresa que só pensa em ganhar dinheiro, não é mesmo?


Compartilhe