TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Adeus, FIFA. Olá, EA Sports FC | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Adeus, FIFA. Olá, EA Sports FC

Adeus, FIFA. Olá, EA Sports FC

Compartilhe

Se até a parceria entre Electronic Arts e FIFA terminou, é sinal que tudo um dia realmente acaba.

A Electronic Arts anunciou de forma oficial que terminou o acordo de licenciamento da marca FIFA junto à Federação Internacional de Futebol. Por conta disso, FIFA 23 será o último jogo fruto dessa parceria que durou 30 anos e que parecia algo indissolúvel para alguns fãs do jogo de futebol.

Neste post, vamos explicar por que FIFA 23 será o último, revelar o novo nome do jogo de futebol da EA e qual será o futuro dos envolvidos.

 

 

 

R.I.P EA FIFA (1993-2023)

O principal motivo para o divórcio entre Electronic Arts e FIFA é o mesmo que motivou o divórcio dos seus pais: o dinheiro.

Na verdade, o excesso de dinheiro de um lado, e a falta desse mesmo dinheiro de outro lado.

Para a Electronic Arts, ficou caro demais manter os direitos de licenciamento da marca FIFA. O acordo era bilionário, e em um mundo em crise, não é todo mundo que vai gastar dinheiro em jogos de videogame. Ou seja, com menos dinheiro em caixa, fica difícil manter a marca para os novos jogos.

Sem falar que parte da culpa está na própria Electronic Arts. Algumas das versões mais recentes da franquia FIFA são simplesmente vergonhosas, e os fãs do jogo não perdoaram. Isso também ajuda a explicar a queda nas vendas da franquia nos últimos anos.

Essa combinação de fatores resultou no divórcio, que não chega a ser uma surpresa. Quem estava por dentro do mundo dos videogames sabia que a EA estava pensando a sério em desistir da marca FIFA e seguir em frente com o jogo de futebol mais popular do mundo com um nome próprio.

E agora, com a confirmação do fim do contrato de licenciamento, está confirmado que é exatamente isso o que vai acontecer.

 

 

 

Adeus, FIFA. Olá, EA Sports FC

Em teoria, só muda o nome.

Não podemos esperar mudanças radicais no jogo em si, em suas mecânicas de funcionamento e disponibilidade de torneios oferecidos. Até porque a EA mantém sob seu controle o licenciamento de todos os demais campeonatos de futebol dentro do novo jogo, que a partir de 2023 recebe o nome EA Sports FC.

Ou seja, torneios como UEFA Champions League, Copa Conmebol Libertadores, Premier League, La Liga, Bundesliga, Série A, MLS e outros que compõem as 30 competições nacionais e/ou continentais permanecem no jogo. Além disso, não devemos ter mudanças no licenciamento dos mais de 17 mil jogadores, 700 jogos e 100 estádios que hoje estão disponíveis no game.

Além disso, os formatos de jogo disponíveis neste momento como Ultimate Team, Pro Clubs e VOLTA Football permanecem. Logo, os impactos para o consumidor final estão resumidos à mudança de nome mesmo. Mais informações devem ser anunciadas ao longo dos próximos meses, e a primeira versão de EA Sports FC deve ser apresentada em julho de 2023.

 

 

 

O futuro da marca FIFA no mundo dos videogames

O futuro a médio prazo é previsível.

FIFA 23 vem aí, e a EA promete que vai encerrar essa era em grande estilo, já que quer entregar “o maior jogo FIFA da história”, com o maior volume de novidades e novos conteúdos já ofertados em uma edição do jogo.

Algo que não chega a ser surpreendente, uma vez que estamos em um ano de Copa do Mundo, e a própria FIFA quer atrair os olhares dos fãs de futebol e dos videogames para a competição que vai acontecer no final de 2022 no Catar.

Sobre o futuro da franquia FIFA a longo prazo, isso é algo incerto.

Não dá para cravar o que vai acontecer. Será que a FIFA vai bater na porta da Konami para negociar os seus direitos de licenciamento com a principal rival da Electronic Arts? Ou vai oferecer a marca para outra desenvolvedora que deseja iniciar uma nova era de um jogo de futebol?

Quem sabe apresentar uma nova forma para mostrar o futebol nos videogames.

Seja como for, termina uma era que foi muito benéfica para o mundo dos videogames e para o futebol como um todo. Muitos fãs das novas gerações abraçaram o esporte por causa dos videogames, e podemos dizer também que alguns dos melhores jogadores do planeta dos últimos 20 anos se inspiraram nos videogames para evoluir a mecânica de jogo dentro das quatro linhas.

FIFA está na história do mundo dos videogames de forma definitiva. Tudo bem, essa história chega ao fim de uma forma um tanto quanto indigesta. Mas não podemos dizer que tudo foi ruim. Pelo contrário: a viagem foi incrível na maior parte do tempo.


Compartilhe