Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | É possível localizar alguém apenas com o número de telefone dessa pessoa?

É possível localizar alguém apenas com o número de telefone dessa pessoa?

Compartilhe

Se você realmente quer saber se dá para localizar alguém contando apenas com o número de telefone dessa pessoa, saiba que, dependendo da situação, a resposta é sim positiva. Existem alguns dados que estão atrelados ao número de celular que podem ajudar na tarefa.

É importante lembrar que apesar do número de celular ser considerado algo individual e pessoal, dependendo do tipo de pessoa e do software a ser utilizado, ele pode se tornar um dado público e com pouco poder de controle por parte do usuário.

Se você está preocupado se alguém pode ou não localizar você contando apenas com o seu número de telefone, este artigo pode ajudar a eliminar dúvidas. Porém, afirmamos desde já que tal prática está bem longe de ser ética ou legal.

 

Como saber onde uma pessoa está apenas com o telefone

A melhor opção para localizar uma pessoa com a ajuda do seu smartphone é através do recurso Encontrar o Meu Dispositivo do Google.

Esse recurso é muito útil para aquelas pessoas que perderam ou tiveram o seu dispositivo roubado, mas ele pode ser utilizado para localizar alguém através do seu smartphone, desde que a pessoa que fará a busca saiba qual é a senha atrelada à conta principal desse telefone, que precisa estar ligado na hora da tentativa de localização.

Aliás, dá para localizar um smartphone mesmo quando ele está desligado, tanto no Android como no iOS, mas não é a melhor ferramenta para localizar alguém em outros contextos.

Alguns aplicativos prometem localizar uma pessoa fisicamente apenas com o número de telefone, mas outros dados são necessários para alcançar esse objetivo e, na maioria dos casos, isso é feito para determinar a localização do dispositivo em caso de perda ou roubo.

Outros apps pensados na localização de amigos e familiares em um mapa não funcionam muito bem na hora de identificar as pessoas, uma vez que podem indicar outra localização em condições pontuais. E os aplicativos que prometem localizar a sua família por meio do GPS do telefone solicita a permissão que depende da confirmação do outro usuário.

Em termos práticos, não recomendamos que você confie cegamente em aplicativos onde podem saber onde a outra pessoa está sem as devidas permissões. E os poucos aplicativos que realmente funcionam precisam de algo a mais do que apenas um número de telefone para alcançar esse objetivo.

E pense dez vezes antes até mesmo de realizar a tentativa de localizar alguém apenas com o número de telefone, pois certamente você terá que lidar com questões legais no futuro. Não invada o direito do outro, pois isso é algo eticamente errado.

 

Posso saber mais sobre outra pessoa com esse dado?

Para saber mais sobre uma pessoa, a melhor forma de fazer isso sem apelas para uma grosseira violação de privacidade é procurando no Google ou em alguma rede social por uma informação pública, incluindo o número de telefone.

Se você encontrar o número de celular dessa pessoa em alguma página do Facebook ou Instagram, você até pode adicionar esse contato no seu WhatsApp e tentar uma interação. Afinal e contas, se qualquer um pode ler o número de celular desse indivíduo, é sinal de que a pessoa não se incomoda com isso.

Alguns sites brasileiros ainda oferecem as antigas listas de telefone como no passado, mas elas normalmente armazenam os telefones comerciais e/ou fixos. E eventualmente vale a pena realizar uma busca desse número de telefone no Telegram, pois casualmente a pessoa pode ter realizado o cadastro nessa plataforma.

Não será possível localizar a pessoa em tempo real, mas certamente terá dados para isso. O número de telefone é um dado relevante, mas entrar em contato com alguém e perguntar “onde você está?” (e esperar por uma resposta) ainda é a melhor opção. E, mesmo assim, não ache um absurdo receber um NÃO VOU TE RESPONDER de volta.

Ninguém é obrigado a dizer onde está no mundo.


Compartilhe