É possível desativar as capturas de tela no smartphone?

Compartilhe

Muitas pessoas acham as capturas de tela algo útil. E outras tantas acham um grande problema, por conta das diversas imagens capturadas por engano. Por isso, é justo querer saber se o Android permite desabilitar esse recurso nos smartphones.

 

 

 

Os problemas que a captura de tela podem oferecer

 

Capturar telas do smartphone de forma aleatória e involuntária pode resultar em uma redução do espaço de armazenamento do dispositivo. E esse é o tipo de imagem que você não vai deixar muito tempo armazenada no smartphone.

Por outro lado, com tanta gente reclamando que não sabe como desabilitar o recurso de captura de tela no seu smartphone, é de se imaginar que outros inconvenientes apareçam, como o registro de um telefone ou de uma imagem específica que você não quer manter salva no dispositivo.

Então, vamos ver o que podemos fazer para ajudar aos mais impacientes com as capturas de tela.

 

 

 

Como bloquear as capturas de tela no Android

 

De forma nativa, não tem como. Apenas os desenvolvedores do Android contam com as ferramentas necessárias para desabilitar o recurso no sistema operacional.

Aplicativos bancários e outros que contam com informações sensíveis acabam desabilitando a captura de tela por uma questão de segurança, em uma função que só funciona dentro deste aplicativo. Porém, existe uma opção escondida no Android que desabilita o acionamento do comando combinado de tecla de liga/desliga + botão de volume.

No final das contas, apenas quem oferece as permissões dos diferentes aplicativos pode habilitar ou desabilitar a captura de tela no Android. Como padrão, ele está ativo, e não tem como alterar essa função de forma direta.

 

 

 

O que você pode fazer?

 

Ainda tem como remediar o problema.

Você ainda pode desabilitar as capturas de tela por gestos, que também é culpado por vários registros de tela acidentais. Neste caso, você pode desabilitar os três gestos com o dedo ou o desenho de uma letra ou imagem na tela de forma direta nos recursos do sistema.

Vários modelos de smartphones Android também permitem bloquear as capturas de tela em aplicativos de terceiros. Você pode realizar esses ajustes nas opções de Privacidade do sistema operacional. Sem falar que, ao ativar essa funcionalidade, você se livra de várias imagens que são geradas automaticamente apenas para ocupar espaço no dispositivo, já que elas não servem para nada.

 

Conclusão

Não é o resultado mais completo, pois o ideal é banir do seu smartphone Android as capturas de tela. Mas é melhor do que nada (e melhor do que ter a tela do seu smartphone registrada o tempo todo).


Compartilhe