Para a nossa alegria, os smartphones com tela AMOLED estão ficando cada vez mais baratos. Com uma tecnologia de tela que está mais do que consolidada e popularizada, os custos de fabricação estão diminuindo, e o consumidor é quem se beneficia de forma direta disso.
Por outro lado, alguns consumidores se preocupam com o fato de um dispositivo ficar horas e horas com a tela ligada, seja para jogar ou para ver vídeos online, ou talvez para as atividades mais comuns entre os usuários. Por isso, há quem entenda que um telefone com tela LCD seja mais recomendado.
Então… qual das duas tecnologias de tela é a melhor para as suas necessidades?
Muitas diferenças entre AMOLED e LCD
Vamos explicar quais são as principais diferenças entre as duas tecnologias de tela mais populares no mercado de telefonia móvel neste momento: a AMOLED e a LCD.
A tecnologia AMOLED é uma realidade. Tanto, que a esmagadora maioria dos smartphones de linha média e todos os telefones top de linha contam com esse tipo de tela, que entrega cores mais brilhantes, atraentes e visíveis por conta do maior contraste.
São telas que entregam uma maior eficiência energética, resultando em uma maior autonomia de uso. Isso acontece porque cada pixel da tela trabalha de forma individual, onde um funde de tela em preto desliga por completo os seus pixels.
Por outro lado, as telas AMOLED duram menos a longo prazo, e é aqui que os displays de LCD ganham vantagem para aqueles que querem ter o telefone funcionando por mais tempo. Aqui, existe uma diferença gigantesca entre as duas tecnologias.
As telas AMOLED contam com um tempo de vida útil de aproximadamente 14.000 horas de uso, enquanto as telas LCD podem funcionar por até 60.000 horas.
Colocando em perspectiva: se uma tela AMOLED permanecer ligada por 24 horas o tempo todo sem parar, sua vida útil será de 583 dias em média. Já a tela de LCD nas mesmas condições pode sobreviver por 2.500 dias. Nos dois casos, é bem difícil esgotar a vida útil de qualquer tecnologia de tela.
Logo, você não precisa se preocupar com a durabilidade do display a longo prazo como fator determinante para escolher uma tecnologia ou outra.
Qual é a melhor tela para o seu smartphone?
Mais uma vez, a resposta é: depende.
Tudo vai depender de suas preferências e necessidades. Se você vai comprar um smartphone top de linha, com certeza terá um telefone com tela AMOLED, e terá que lidar com ela. Se você vai comprar um dispositivo dentro das faixas de preços mais acessíveis, é bem provável que você encontre um telefone com tela LCD.
Se você quer um dispositivo onde a tela precisa entregar cores mais vivas, terá que escolher um telefone com tela AMOLED. Já as telas de LCD entregam cores mais realistas, mas gasta mais energia no uso contínuo, mesmo que a diferença não seja muito considerável.
No final das contas, independentemente de qual tipo de tela você vai escolher, com certeza você vai encontrar nas duas tecnologias uma ótima qualidade de imagem. A escolha vai girar muito em função de como você vai conseguir conviver com as vantagens e as desvantagens de cada tecnologia apresentada neste artigo.