Um dos grandes problemas/falhas/defeitos históricos do WhatsApp é não permitir que o usuário conte com duas contas ativas no mesmo smartphone. A restrição tinha até uma certa dose de sentido, uma vez que cada conta está associada a um número de telefone. Porém, muita gente tem smartphones com duas linhas ativas. E aí?

Alguns fabricantes integram esse recurso em suas interfaces customizadas, o que facilita as coisas para os mais leigos. Mas se você tem um dispositivo com interface mais ‘purista’, tal funcionalidade precisa ser configurada manualmente.

A dica desse post funciona a partir da versão Android 5.0 Lollipop, ou seja, a imensa minoria não consegue fazer. Ah, sim, tem um fabricante que também não permite tal funcionalidade, mas eu falo qual fabricante é no final do post.

 

 

Como o truque funciona?

Uma ótima notícia é que esse truque dispensa a instalação de aplicativos de terceiros.

A partir do Android Lollipop, o sistema operacional permite a criação de múltiplas contas dentro do mesmo dispositivo, para cada usuário que vai usar o mesmo smartphone. Isso permite a agregação de aplicativos de forma independente, em cada perfil ativo.

Logo, para adicionar uma nova conta do WhatsApp dentro de um mesmo dispositivo, deslize a barra de notificações. Na parte superior direita, você vai encontrar um ‘círculo’ com a sua foto, caso você tenha configurado o dispositivo dessa forma, ou com uma silhueta se você não tiver customizado a conta pessoal.

Clique ali, e você vai encontrar a opção de criar uma nova conta de usuário. E crie essa nova conta.

Então, selecione uma nova conta. Ali, faça o download do WhatsApp, mesmo que você já conte com o aplicativo instalado no seu perfil principal. Também não importa se você vai conectar esse perfil à mesma conta de Gmail que você tem no perfil principal.

Uma vez instalado o novo WhatsApp, execute o aplicativo e inicie a sessão normalmente, mas (obviamente) configurando com o segundo número que você quer adicionar no dispositivo.

 

IMPORTANTE: o chip com o número de telefone da segunda linha do WhatsApp deve estar funcionando no momento da ativação da conta, seja no próprio dispositivo em configuração ou em algum outro celular, independente se é ou não smartphone. Apenas para receber via SMS o código de ativação da conta.

Pronto: agora a nova conta está ativa, e você pode utilizar duas contas de WhatsApp a partir do mesmo smartphone. Basta trocar as contas quando quiser.

 

NOTA: infelizmente, esse truque não funciona com smartphones da Samsung. Até porque os modelos mais recentes dos coreanos apresentam uma solução própria para integrar duas contas do WhatsApp no mesmo dispositivo.